MSN

- Publicidade -

Comissão da Câmara aprova parecer para cassar mandato de Carla Zambelli

Relatório pela cassação, aprovado pela CCJ, segue para o plenário após deputada acumular duas condenações do STF que determinam a perda do cargo.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Carla Zambelli (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)
Carla Zambelli (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

A Comissão de Constituição e Justição (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), parecer pela cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

- Continua após o anúncio -

O relatório, de autoria do deputado Cláudio Cajado (PP-BA), será agora analisado pelo plenário da Casa. A decisão da CCJ está fundamentada nas duas condenações da parlamentar pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ministros do STF lamentam medida que reduz pena de Bolsonaro

Carla Zambelli aguarda votação no plenário após comissão da Câmara aprovar relatório pela cassação

A primeira condenação ocorreu após Carla Zambelli e o hacker Walter Delgatti invadirem o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

- Continua após o anúncio -

A segunda condenação foi por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, quando a deputada ameaçou um homem durante a campanha eleitoral.

+ Crise na saúde de Bolsonaro é exposta e futuro é alarmante: ”Despedida final de 2026”

- Continua após o anúncio -

Nas duas decisões, a Primeira Turma do STF determinou a perda do mandato parlamentar. Após a primeira condenação, Zambelli fugiu para a Itália, mas foi presa em julho deste ano mediante cooperação internacional.

Para que a cassação seja efetivada, será necessária a aprovação pelo plenário da Câmara, com um mínimo de 257 votos favoráveis. A data para a votação ainda não foi definida.

Lembrando que a primeira condenação ocorreu em junho, quando a Corte a sentenciou a 10 anos de prisão por seu envolvimento na invasão realizada pelo hacker Walter Delgatti Neto ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Dois meses depois, a parlamentar recebeu uma segunda condenação do STF, agora a 5 anos e 3 meses de prisão, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. O episódio ocorreu na véspera do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, quando Zambelli perseguiu e ameaçou um homem negro nas ruas de São Paulo portando uma arma.

Justiça ordena fim de ”regalias” a Bolsonaro na prisão

A União recebeu um prazo de 48 horas, determinado pela Justiça Federal de Minas Gerais, para suspender a disponibilização… LEIA MAIS!

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas