O primeiro debate político entre candidatos a cargos executivos de 2006 foi na noite da última quarta-feira, dia 09, pela TV Gazeta com os candidatos ao governo de São Paulo. Os candidatos tiveram a oportunidade de expor seus projetos sobre diversos temas importantes. Educação, saúde, transporte e segurança foram os assuntos mais discutidos. Segundo o Ibope, o debate teve um ponto de audiência na média, com picos de 2,5 pontos.
O debate, transmitido ao vivo do Auditório Gazeta, na Avenida Paulista, contou com a participação dos candidatos Aloizio Mercadante (PT), Carlos Apolinário (PDT), Cláudio De Mauro (PV), Mario Luiz Guide (PSB), Orestes Quércia (PMDB), Éder Xavier (PTC) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) – estes dois últimos tiveram sua participação garantida no debate por meio de uma liminar concedida ontem pelo TRE-SP, em função de uma alteração na lei vigente ocorrida depois da definição dos candidatos que seriam convidados. “Nosso esforço é para promover o debate democrático de idéias e informar os eleitores. A Rede Gazeta sempre reiterou o seu compromisso com as normas eleitorais em vigor e sua disposição em cumprir todas as determinações judiciais – por isso, inclusive, estávamos preparados para receber os candidatos”, declara Marinês Rodrigues, superintendente de programação da Rede Gazeta de Televisão.
A ausência do candidato José Serra (PSDB) no debate, que alegou ter “compromissos de campanha”, foi duramente criticada pelos participantes. “Serra achou que já está eleito e preferiu ficar sentado no sofá vendo o debate”, alfinetou Apolinário. Aloizio Mercadante e Orestes Quércia também criticaram duramente o candidato do PSDB.
O momento inusitado do debate ficou por conta do candidato Éder Xavier, que propôs que os 16 candidatos se sentem à mesa para discutir e solucionar os problemas do estado de São Paulo juntos. Quando teve a oportunidade de fazer uma pergunta para outro candidato, no caso, Carlos Apolinário, questionou se ele “se sentaria à mesa”.
Mediado pela jornalista Maria Lydia, o debate foi dividido em cinco blocos. No primeiro, os candidatos fizeram as considerações iniciais e, no segundo, eles responderam perguntas sobre temas sorteados na hora. Em seguida, Maria Lydia e o jornalista Carlos Marchi fizeram perguntas a cada candidato com tempo para comentário de outro candidato e tréplica. No quarto bloco, os participantes fizeram perguntas entre si com direito a réplica e tréplica. No último bloco, cada candidato teve espaço para as considerações finais.
O debate entre os candidatos a governador de São Paulo pode ser visto hoje na íntegra no site do Jornal da Gazeta (www.tvgazeta.com.br/jornaldagazeta), onde está disponível gratuitamente em sistema on demand.
No dia 13 de setembro é a vez do debate dos presidenciáveis na Rede Gazeta, para o qual estão convidados os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Cristovam Buarque (PDT), Heloísa Helena (PSOL), Ana Maria Teixeira Rangel (PRP), José Maria Eymael (PSDC), Luciano Caldas Bivar (PSL) e Rui Pimenta (PCO). Apenas o candidato do PT ainda não confirmou sua participação.






