Há 26 anos, Informando e Entretendo!

Dias Toffoli diz que juízes não podem expressar opiniões políticas

Ministro citou eleições de 2018 ao defender restrições a juízes

Lívia Cout
Lívia Cout
Lívia Coutinho é formada em Psicologia, mas começou sua trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Ela produz conteúdos para os nichos de política, entretenimento e celebridades. Além do Área Vip, ela também já trabalhou no Portal R7, Jetss e Paipee Brasil.
Dias Toffoli
Dias Toffoli (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na última quarta-feira (04/02), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que juízes não têm liberdade para expressar posições político-eleitorais. A declaração ocorreu durante o julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6293 e 6310, relatadas pelo ministro Alexandre de Moraes.

- Continua após o anúncio -

Dias Toffoli discute limites da atuação política de magistrados

Ao se manifestar no plenário, Toffoli foi direto ao ponto: “Na magistratura, não somos livres para dar opiniões políticas eleitorais.“, declarou ele. Em suma, as ações questionam dispositivos de uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que trata do uso de redes sociais por integrantes do Judiciário.

Anteriormente, o ministro citou uma norma aprovada pelo CNJ em 2019, criada para delimitar a atuação de juízes no ambiente digital. Segundo ele, a medida buscou proteger a imparcialidade, a imagem institucional e a confiança pública nas decisões judiciais. “Todos sabemos que a eleição [de 2018] foi polarizada. Havia juízes que faziam posts em redes sociais, inclusive com camisetas de candidatos.“, criticou ele na época.

++ Ex-aliado de Bolsonaro, acusado de violência doméstica, aparece em ato de Lula contra feminicício

Ministro do STF lembra que regras causaram baixas na magistratura

Diante desse contexto, o CNJ optou por formular uma resposta institucional para padronizar condutas. Conforme explicou Toffoli, a tarefa de elaborar a proposta ficou a cargo do então conselheiro Aloysio Corrêa da Veiga. O texto passou por debates com representantes de diferentes ramos do sistema de Justiça, com o objetivo de alcançar um entendimento comum.

- Continua após o anúncio -

Por fim, o ministro destacou que a resolução teve impacto direto na carreira de alguns magistrados. Segundo ele, houve casos de juízes que decidiram deixar a magistratura após a entrada em vigor das regras.

++ Mourão assina homenagem a filme de Wagner Moura: “Ator muito bom”

Padre detona Nikolas Ferreira em missa e dispara: “Nunca teve projeto”

Recentemente, o padre Ferdinando Mancilio fez críticas à chamada “caminhada pela liberdade”, promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Desse modo, ele disse que…. LEIA MAIS!

Lívia Cout
Lívia Cout
Lívia Coutinho é formada em Psicologia, mas começou sua trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Ela produz conteúdos para os nichos de política, entretenimento e celebridades. Além do Área Vip, ela também já trabalhou no Portal R7, Jetss e Paipee Brasil.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025

Últimas