
Foram divulgadas nesta terça-feira (09) novas regras para futuros motoristas que pensam em tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
+ Mais dinheiro no bolso: 14º salário é confirmado pelo presidente Lula para 2026
De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em cerimônia da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), pessoas mais humildes terão a oportunidade de obter a sua primeira habilitação graças ao barateamento do processo.
“Estamos oferecendo às pessoas mais humildes o direito de serem cidadãos de primeira categoria, respeitados na sua plenitude, nos direitos que eles têm que ter”, afirmou.
A nova regra retira a obrigatoriedade do futuro habilitado de passar pela autoescola para realizar a prova de direção. A resolução foi aprovada por unanimidade na última semana, prometendo simplificar o processo.
A partir de agora, tirar uma CNH vai ser mais fácil e mais barato. A proposta do Governo do Brasil que acaba com a obrigatoriedade de passar pela autoescola para fazer a prova de direção foi aprovada no Conselho Nacional de Trânsito. As provas teórica e prática de direção… pic.twitter.com/pRemR4djDv
— Lula (@LulaOficial) December 9, 2025
Lula fala sobre nova regra da CHN
Lula disse ainda que é inviável que uma pessoa pague valores que podem chegar e ultrapassar os R$ 4 mil, destacando que muitas pessoas têm outras prioridades com o dinheiro.
+ Pesquisa aponta que 37% dos brasileiros acham o governo Lula péssimo e 32% acham bom
“Quem é que tem R$ 4 mil? O povo não tem emenda parlamentar. Para o povo, é o seguinte: ‘Se sobrar do salário, eu faço. Se não sobrar, não faço’. A competição é sempre essa: comer ou fazer o que tem que fazer. E a opção é sempre a mesma: comer. A opção correta”, disse em discurso.
Os interessados na obtenção da primeira CNH poderão realizar o processo de maneira mais simplificada e digital, com abertura do processo sendo realizada pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). Novos detalhes
Nikolas Ferreira quebra silêncio sobre novo projeto de lei
O deputado federal Nikolas Ferreira quebrou o silêncio sobre novo projeto de lei. Em seu perfil no X, ele citou decisão de Hugo Mota e disse que não irá desistir de...Leia mais!






