
Um vídeo tem chamado bastante atenção nas redes sociais nos últimos dias. Nele, uma mulher se debruça no segundo andar de um shopping no Rio de Janeiro, enquanto toma um sorvete e observa a decoração de Natal.
De repente, a sacada se rompe e a mulher, bem acima do peso, se estatela no chão lá embaixo e cai sentada, quebrando o piso, enquanto o Papai Noel olha atônito para a moça, que parece bem, e outras pessoas se aproximam para ver o que aconteceu.
Contudo, o vídeo que está sendo muito compartilhado não passa de uma montagem feita por IA – inteligência artificial, e tem enganado os olhos menos atentos.
+ PF investiga possíveis 30 mil atividades ilegais de Sergio Moro
Em entrevista à BBC, o professor de Ciências da Computação Hany Farid explica que um dos primeiros pontos a se olhar é se a imagem é de baixa qualidade. “Se você observar algo realmente com má qualidade, isso não significa que ela seja fake. Não há nenhum significado nefasto nisso“, explicou ele, dizendo, porém, que vídeos assim são os com maior chance de enganar.
Vídeo de mulher caindo causa nas redes
“Os principais geradores de texto para vídeo como o Veo, da Google, e o Sora, da OpenAI, ainda produzem pequenas inconsistências“, diz Farid. “Mas não são mãos com seis dedos ou texto truncado. É algo mais sutil“, relatou. Os pontos a se analisar com são peles de pessoas macias de mais, movimentos estranhos nos cabelos e roupas e pequenos objetos ao fundo que se movem de maneira estranha.
+ Ana Maria Braga vai aos prantos ao vivo: “Me fez chorar”
Um vídeo falso de coelhos pulando em um trampolim teve mais de 240 milhões de visualizações no TikTok. Milhões de pessoas românticas curtiram um outro vídeo que mostrava duas pessoas se apaixonando no metrô, e ficaram decepcionadas ao descobrir nos comentários que o vídeo era falso. É preciso ter cuidado.
JORNALISTA DA GLOBO MAURÍCIO KUBRUSLY É INTERNADO ÀS PRESSAS NA UTI AOS 80 ANOS
O jornalista e apresentador Maurício Kubrusly, que fez carreira na Globo, no Fantástico, foi internado às pressas na UTI… Leia Mais!






