O ‘Globo News Especial’ deste domingo, dia 22, faz uma visita ao prédio mais alto do mundo: a torre Burj Khalifa, em Dubai. Com 828 metros de altura e mais de 160 andares, ela é um símbolo da recuperação da economia do emirado, além de ter criado novas oportunidades de emprego para trabalhadores de diferentes nacionalidades.
O repórter Henrique Cymerman conheceu o edifício, conversou com os construtores e projetistas e vai mostrar curiosidades e números impressionantes relacionados à obra. O arranha-céu de quase um quilômetro de cimento, aço e vidro teve um orçamento oficial de US$ 1,5 bilhão, mas, segundo especialistas, o preço foi três vezes maior. O cimento usado equivale ao peso de cem mil elefantes. Toda a água do prédio é reaproveitada e 15 milhões de galões são reutilizados na agricultura. No especial, o arquiteto e chefe do projeto Abdallah Hamed, de 32 anos, conta que desde a época de estudante queria ser um design ou empreiteiro que pudesse construir edifícios altos. “Mas nunca imaginei que fosse trabalhar no prédio mais alto do mundo. Foi além dos meus sonhos”, conta Abdallah.
Outro jovem arquiteto palestino, Ahmet Sade, conta que nunca poderia imaginar que em Dubai, onde as temperaturas chegam a 50°C no verão, poderia ver neve pela primeira vez na vida. Os chefes do projeto quiseram mostrar que tudo era possível no novo centro comercial e construíram até uma estação de neve artificial no local.






