MSN

- Publicidade -

Erika Hilton critica lei de Lula contra linguagem neutra: ”Retrocesso”

Deputada federal criticou o presidente após aprovar lei que bane linguagem neutra.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Deputada federal Erika Hilton chama de ''retrocesso'' decisão de Lula (Foto: Instagram)
Deputada federal Erika Hilton chama de ”retrocesso” decisão de Lula (Foto: Instagram)

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) classificou como “um retrocesso” a nova lei sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) que proíbe o uso de linguagem neutra na administração pública federal, estadual e municipal.

- Continua após o anúncio -

A parlamentar argumenta que a medida, ao vetar flexões de gênero alternativas na comunicação oficial, reforça a exclusão de grupos que defendem a pauta, conforme informações do jornalista Juan David, do Portal RTV.

Brasileiro é preso por “extremismo violento” contra Trump

Erika Hilton defende uso de linguagem neutra e discorda de decisão de Lula

De acordo com a parlamentar, a decisão do chefe do executivo federal “frustra grupos que defendem mudanças na linguagem” e mantém apenas o padrão tradicional do português em documentos oficiais da União, dos estados e dos municípios. Ao comentar a medida, Erika Hilton questionou a lógica da nova norma: “Como garantir inclusão excluindo essas pessoas?”, questionou.

- Continua após o anúncio -

Ainda segundo a deputada, a sanção da lei vai contra as expectativas de avanço em pautas de movimentos sociais que eram esperadas no atual governo.

A lei em questão institui a Política Nacional de Linguagem Simples, que estabelece padrões obrigatórios para a redação de comunicados, formulários e conteúdos dirigidos à população por todos os órgãos e entidades públicas. A decisão também abrange escolas públicas municipais, estaduais e federais, tendo em vista que se tratam de unidades do regimento público.

- Continua após o anúncio -

A medida se baseia no projeto de lei 6.256/2019, do deputado Pedro Campos (PSB-PE), embora o presidente Lula tenha vetado trechos da proposta original.

Prefeito bolsonarista comemora lei de Lula e provoca esquerda

Bacci sobre decisão de Lula à linguagem neutra: ”Acabou essa palhaçada”

O apresentador Luiz Bacci reagiu à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de proibir o uso de linguagem neutra na administração pública nesta terça-feira (18) durante o programa Alô Você… LEIA MAIS!

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas