A filosofia não está restrita aos livros, aos intelectuais ou à academia. Pelo contrário. O Fantástico deste domingo, dia 17, estréia uma série para mostrar como várias questões filosóficas estão presentes no dia-a-dia do ser humano; na maioria das vezes, sem serem notadas. Sob o comando da psicóloga, mestre e doutora em Filosofia, Viviane Mosé, o quadro Ser ou Não Ser? vai mostrar exemplos reais de como pessoas comuns se deparam com estas questões nas mais diversas situações que vivem.
Na episódio de estréia, Viviane fará uma apresentação do assunto. Ela vai falar sobre o nascimento do pensamento e sobre a idéia de que o simples fato de pensar resulta no deslocamento de lugar. Não à toa, um dos personagens deste episódio é o jovem Carlos Alexandre Nascimento, que decide sair de sua casa, na pequena Cacimba de Dentro, na Paraíba, para viver em São Paulo e tentar a ganhar a vida com um emprego na cidade grande. Carlos Alexandre é um dos diversos personagens reais encontrados pela produção do programa.
“Não temos a pretensão de dar aula ou ensinar. A idéia do quadro é usar uma linguagem simples para mostrar como a filosofia está presente em nossas vidas. A partir daí, o telespectador poderá refletir sobre o tema”, explica Viviane, que faz seu primeiro trabalho em televisão.
No segundo episódio, o quadro trata da relação entre lei e erotismo: como o homem precisa das leis na mesma proporção em que necessita rompê-las. No terceiro, Viviane vai fazer uma associação entre sofrimento e arte, usando como referência a tragédia grega. Para exemplificar, vão ser contadas as histórias de personagens reais, como a de um homem que foi condenado injustamente a 20 anos de cadeia e cumpriu a pena, sem sequer ter sido processado. Outro exemplo é o de Nego, um senhor de 60 anos que vive na região serrana do Rio de Janeiro e esculpe na terra.
Bruno Bernardes é o responsável pela edição de Ser Ou Não Ser? e Vanessa Leão assina a produção. O Fantástico começa às 20h30, após o Domingão do Faustão.






