
Enquanto “O Agente Secreto” segue na corrida pelo Oscar, a produtora Lucy Barreto esclareceu que o filme não recebeu dinheiro público. Em uma entrevista, ela rebateu comentários que afirmavam que o longa, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, teria recebido R$ 7,5 milhões do orçamento estatal.
Lucy Barreto explica como acontece o financiamento de filmes brasileiros
Logo a princípio ela esclareceu: “Isso não foi dinheiro público. O cinema brasileiro não é alimentado com dinheiro público, é alimentado pelo próprio cinema. É uma contribuição criada ainda no governo Geisel, pelo (economista e ex-assessor do Ministério da Fazenda) João Paulo do Reis Veloso. Nada sai do orçamento do público.“, garantiu.
Ainda segundo Lucy os recursos vêm da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine). Em suma, uma taxa paga por distribuidores, exibidores, produtoras, operadoras e emissoras de TV.
++ Roger Moreira volta a detonar Wagner Moura: “Hipócrita”
Esse dinheiro vai para o Fundo Setorial do Audiovisual, gerido pela Ancine, que realiza editais ao longo do ano. “O problema é que, por causa da burocracia, a Ancine não consegue distribuir todo o dinheiro. Em geral, distribui cerca de um bilhão. O resto volta para o governo.“, explicou.
Produtora rebate ideia de que o cinema nacional vivede dinheiro público
Em seguida, Lucy criticou a ideia de que o cinema “vive de dinheiro púbico”. “Já disse isso em outra oportunidade e repito: o governo é que mama nas tet4s do cinema brasileiro.“, disparou.
Já sobre o Oscar, ela se mostrou confiante. Recentemente, o filme venceu o Globo de Ouro de “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Ator de Drama”, com Wagner Moura. “Tem muita chance, sim. É um filme (…) contado de uma maneira talentosíssima, com muito humor, apesar de ser uma história trágica. Sem dúvida, melhor ator. E melhor filme internacional também.“, opinou.
++ Globo de Ouro: Após vitória histórica de Wagner Moura, Lula manda recado
Posteriormente, a profissional finalizou dizendo que esclarecer a origem dos recursos e defender o cinema brasileiro é parte do seu trabalho. “É sempre uma oportunidade de divulgar a verdade. Isso é importante para o cinema brasileiro.“.
Roger Moreira detona Wagner Moura e dispara: “Babaca”
Recentemente, Roger Moreira, vocalista do “Ultraje a Rigor”, usou as redes sociais e acabou causando uma polêmica. Isso porque o músico, que também integra o elenco do programa “The Noite”, do SBT, atacou e ofendeu ao ator Wagner Moura… LEIA MAIS!






