Há 26 anos, Informando e Entretendo!

Flávio Bolsonaro conquista 90% dos votos do pai e empata tecnicamente com Lula

Novo levantamento aponta cenário acirrado para eleição presidencial.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Flávio Bolsonaro e Lula - Foto: Senado/Gov
Flávio Bolsonaro e Lula – Foto: Senado/Gov

O último levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (26), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários de primeiro turno, mas a disputa promete ser acirrada, com o senador Flávio Bolsonaro consolidando sua força na direita.

- Continua após o anúncio -

De acordo com o CEO do instituto, Murilo Hidalgo, o senador já conquistou cerca de 90% dos votos que eram do pai, Jair Bolsonaro. “Esse geralmente é o primeiro grande desafio de qualquer candidato que precisa se nacionalizar, que vai disputar a presidência da República, e, essa etapa, segundo Murilo Hidalgo, Flávio já concluiu”, destaca a análise de Pedro Venceslau, publicada no portal Hora H.

Como Flávio Bolsonaro herdou 90% dos votos do pai e tem um empate técnico com Lula

Na simulação de primeiro turno, Flávio aparece com 27,8% das intenções de voto, percentual próximo ao que o pai mantinha, enquanto Lula tem 37,6%, considerada uma vantagem relevante, mas que não garante vitória tranquila.

O analista atribui parte da visibilidade de Flávio ao momento familiar e a questão de saúde de Jair Bolsonaro: “O que colabora muito para isso é o fato de Flávio ter esse palanque que é o hospital no qual seu pai está internado. A imprensa está lá, ele faz os informes, ele é o interlocutor e sempre aproveita para dar seus recados políticos”, aponta.

Sobre o segundo turno, a projeção é de um cenário ainda mais disputado. “Lula ainda aparece na frente, mas, com uma margem muito pequena. Dentro da margem de erro, parece um empate técnico”, avalia.

- Continua após o anúncio -

Enquanto outros nomes como Ratinho Júnior, Romeu Zema e Ronaldo Caiado são vistos como “coadjuvantes”, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, se destaca: “Os partidos de direita e centrão insistem no nome de Tarcísio porque a leitura entre os caciques desses partidos é que só Tarcísio conseguiria unificar toda a direita em uma candidatura só”.

Ao cruzar os dados com outra pesquisa, desta vez do Datafolha, que aponta 35% dos brasileiros se identificando com a direita e 27% com a esquerda, nota-se que a polarização se intensifica: “Lula já ocupou totalmente esse espaço da esquerda e o Flávio Bolsonaro praticamente ocupou esse espaço todo na direita. É a polarização cristalizada se consolidando para o ano que vem”.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025

Últimas