MSN

- Publicidade -

Flávio Bolsonaro conquista 90% dos votos do pai e empata tecnicamente com Lula

Novo levantamento aponta cenário acirrado para eleição presidencial.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Flávio Bolsonaro e Lula - Foto: Senado/Gov
Flávio Bolsonaro e Lula – Foto: Senado/Gov

O último levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (26), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários de primeiro turno, mas a disputa promete ser acirrada, com o senador Flávio Bolsonaro consolidando sua força na direita.

- Continua após o anúncio -

De acordo com o CEO do instituto, Murilo Hidalgo, o senador já conquistou cerca de 90% dos votos que eram do pai, Jair Bolsonaro. “Esse geralmente é o primeiro grande desafio de qualquer candidato que precisa se nacionalizar, que vai disputar a presidência da República, e, essa etapa, segundo Murilo Hidalgo, Flávio já concluiu”, destaca a análise de Pedro Venceslau, publicada no portal Hora H.

Como Flávio Bolsonaro herdou 90% dos votos do pai e tem um empate técnico com Lula

Na simulação de primeiro turno, Flávio aparece com 27,8% das intenções de voto, percentual próximo ao que o pai mantinha, enquanto Lula tem 37,6%, considerada uma vantagem relevante, mas que não garante vitória tranquila.

O analista atribui parte da visibilidade de Flávio ao momento familiar e a questão de saúde de Jair Bolsonaro: “O que colabora muito para isso é o fato de Flávio ter esse palanque que é o hospital no qual seu pai está internado. A imprensa está lá, ele faz os informes, ele é o interlocutor e sempre aproveita para dar seus recados políticos”, aponta.

- Continua após o anúncio -

Sobre o segundo turno, a projeção é de um cenário ainda mais disputado. “Lula ainda aparece na frente, mas, com uma margem muito pequena. Dentro da margem de erro, parece um empate técnico”, avalia.

Enquanto outros nomes como Ratinho Júnior, Romeu Zema e Ronaldo Caiado são vistos como “coadjuvantes”, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, se destaca: “Os partidos de direita e centrão insistem no nome de Tarcísio porque a leitura entre os caciques desses partidos é que só Tarcísio conseguiria unificar toda a direita em uma candidatura só”.

- Continua após o anúncio -

Ao cruzar os dados com outra pesquisa, desta vez do Datafolha, que aponta 35% dos brasileiros se identificando com a direita e 27% com a esquerda, nota-se que a polarização se intensifica: “Lula já ocupou totalmente esse espaço da esquerda e o Flávio Bolsonaro praticamente ocupou esse espaço todo na direita. É a polarização cristalizada se consolidando para o ano que vem”.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas