Portal MSN

Força-Tarefa estreia na TV Globo

O dia-a-dia de uma equipe de policiais que tem como tarefa primordial a investigação dos desvios de conduta da própria […]

-

-

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.

- Continua após o anúncio -

O dia-a-dia de uma equipe de policiais que tem como tarefa primordial a investigação dos desvios de conduta da própria instituição é o tema central de ‘Força-Tarefa’, série que a Rede Globo estreia dia 16 de abril, logo após a exibição de ‘A Grande Família’. Escrita por Fernando Bonassi e Marçal Aquino, com direção geral de José Alvarenga Jr. e direção de Mário Márcio Bandarra, a série traz um time de sete policiais que utilizam a inteligência acima da força para desvendar crimes cometidos por aqueles que um dia juraram fazer cumprir as leis.

Operando em uma realidade complexa, onde muitos não temem a lei, o grupo chefiado pelo Coronel Caetano (Milton Gonçalves) se dedica ao processamento de informações, à coleta de provas e à infiltração de agentes para a prisão dos criminosos. “É a ‘polícia da polícia’”, sintetiza Marçal Aquino. “A série trata, de uma forma direta, do duelo constante que o bem e o mal travam dentro de uma instituição policial”, complementa Bonassi. Nesta equipe, o Tenente Wilson (Murilo Benício) é o mais inflexível quando a lei é descumprida e segue à risca seus rígidos princípios de justiça também em casa, gerando diversos conflitos com a namorada Jaqueline (Fabíula Nascimento). “O relacionamento do casal é o lado mais humanizado da série e serve para mostrar que o nosso protagonista é um homem comum”, define Alvarenga.

Para desempenhar o trabalho, esses agentes sabem que uma condição é essencial para garantir suas vidas: manter o anonimato, e por isso se apresentam sempre à paisana. Wilson (Murilo Benício) dirige um táxi pelas ruas da cidade e, além do Coronel Caetano (Milton Gonçalves), tem mais cinco companheiros para ajudá-lo a solucionar os casos que chegam à corporação: Selma (Hermila Guedes), Jorge (Rodrigo Einsfeld), Irineu (Juliano Cazarre), Oberdan (Henrique Neves) e Genival (Osvaldo Baraúna). Fora da polícia, seu principal informante e elo com o submundo é Samuca (Nando Cunha).

- Continua após o anúncio -

Jonas (Rogério Trindade), uma espécie de padrinho de Wilson (Murilo Benício) que o inspirou a ingressar na polícia, acabou sendo flagrado pelo próprio afilhado envolvido com tráfico de drogas. Diante do homem que viu crescer, Jonas prefere tirar sua própria vida a ir para a prisão. No entanto, sua figura permanece presente na vida do tenente. “Wilson traz um sentimento de culpa que não lhe permite avançar os sinais. Jonas o atormenta e também o ajuda a pensar em soluções para as investigações. Não por querer ajudá-lo, mas para mostrar que é um policial melhor do que ele”, revela Alvarenga.

Os episódios de “Força-Tarefa” vasculham cenários variados da realidade carioca, jogando luz sobre uma galeria de personagens que sobrevivem nos cantos obscuros da cidade. Das gravações iniciadas em 02 de março – previstas para durarem até maio –, cerca de 70% das cenas tem locações externas no Rio de Janeiro e as demais são realizadas na Central Globo de Produção. Para imprimir ainda mais veracidade à trama, o elenco participou de palestras e treinamentos para se ambientar ao universo policial e aprender a se portar como policiais. Para imergir em seus personagens, o elenco visitou corporações, fez aulas de tiros, assimilou o vocabulário típico dos agentes e segue atento às indicações dos autores e às orientações da direção.

- Continua após o anúncio -

Os personagens de Força-Tarefa:

Tenente Wilson (Murilo Benício) – Homem cuja principal marca é a inegociável inflexibilidade quanto ao caráter das pessoas, em especial a dos policiais. É, por isso, uma espécie de Dom Quixote, pois luta contra forças muito maiores e mais antigas do que pode controlar. Além da namorada Jaqueline (Fabíula Nascimento), convive constantemente com a presença de Jonas (Rogério Trindade). Fora da corregedoria, tem Samuca (Nando Cunha) como seu principal informante.

Coronel Caetano (Milton Gonçalves) – O chefe da equipe de ‘Força-Tarefa’ é um oficial veterano e respeitado. Suas vivências na profissão lhe conferiram uma visão desencantada do mundo. E, por isso, age com mais tolerância do que o tenente Wilson.
Sargento Selma (Hermila Guedes) – Única mulher da corregedoria. É obrigada a tolerar diariamente as piadas machistas dos companheiros de equipe – em especial de Irineu (Juliano Cazarre) – que, no fundo, tem especial interesse na colega de equipe.

Cabo Irineu (Juliano Cazarre) – Impetuoso, tenso e provocador, se mostra mais disposto a resolver seus casos na base da força. Além das piadas que dirige a Selma (Hermila Guedes), não tem vergonha de expor seus preconceitos e opiniões de caráter duvidoso.

Cabo Oberdan (Henrique Neves) – Em contraponto a Irineu (Juliano Cazarre), acredita na lógica e na dedução como as melhores armas para solucionar crimes. É um conciliador, que vive tentando proteger Selma (Hermila Guedes) dos companheiros machistas.

Sargento Genival (Osvaldo Baraúna) – Ao contrário de alguns integrantes da equipe, não discute as ordens que recebe. Por sua frieza e coragem, sua intervenção é fundamental nos momentos de ação.

Praça Jorge (Rodrigo Einsfeld) – Responsável por municiar os companheiros com informações, pesquisas e documentos. É um homem da área de arquivos e teme a rotina nas ruas.

Jonas (Rogério Trindade) – Espécie de padrinho de Wilson (Murilo Benicio), quando flagrado envolvido em crimes, preferiu tirar sua vida a enfrentar a prisão. Sua imagem persegue Wilson como um “alter-ego” do policial, que surge em momentos inesperados para confrontá-lo com a realidade da vida: Wilson quer o mundo perfeito; Jonas sabe que é impossível.

Jaqueline (Fabíula Nascimento) – Namorada de Wilson (Murilo Benicio), insiste no sonho de casar e ter um filho com o tenente, um solteirão assumido. Trabalha como atendente de enfermagem no setor de emergências de um hospital do Rio de Janeiro.

Samuca (Nando Cunha) – É o principal informante de Wilson. Paraplégico, ganha a vida circulando pelo submundo com sua cadeira de rodas. Trabalha como camelô vendendo de tudo um pouco aos turistas.

- Continua após o anúncio -
BBB 24 na Área!

Enquete BBB24: Qual o participante favorito para vencer o reality? Vote

Quem deve ganhar o BBB24? Vote na Enquete e veja a parcial da votação aqui no Área VIP

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.