
O Governo iniciou nesta quinta-feira (24), o reembolso dos aposentados e pensionistas que foram vítimas da fraude no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Aqueles que tiveram valores descontados indevidamente terão direito ao reembolso.
+ Governo adia prazo de proibição do TikTok no país
O prazo se inicia hoje, indo até o dia 14 de novembro. A ordem de pagamento será realizada conforme a adesão – aqueles que aderiram primeiro, receberão primeiro o valor creditado diretamente na conta do benefício corrigido pelo IPCA.
De acordo com a instituição, cerca de 600 mil beneficiários já formalizaram a sua adesão, sendo que cerca de 1,4 milhão de pessoas estão aptas a pedir o reembolso. Wolney Queroz, ministro da Previdência, revelou que os interessados não precisarão ter custos extras com advogados, apesar de os interessados terem direito à ações judiciais contra as associações envolvidas.
“[Ao aderir ao acordo,] ele se compromete a não entrar na Justiça contra o governo, mas ele pode entrar contra as associações. Por exemplo, se ele acha que merece receber uma ação por dano moral, ele pode entrar regressivamente contra as associações para receber esse dinheiro”, disse Wolney à CNN.
Como solicitar o reembolso do INSS
Para solicitar o reembolso é preciso seguir o passo a passo a seguir:
- Acesse o aplicativo Meu INSS com sua senha e CPF
- Navegue até a opção “Consultar Pedidos” e selecione “Cumprir Exigência”
- Leia o texto e no campo, “Aceito receber”, marque a opção “Sim”.
- Clique em “Enviar” e aguarde o pagamento
Seguindo essas opções, os beneficiários poderão ser ressarcidos com as devidas correções. Aposentados e pensionistas foram vítimas de fraude bilionárias com descontos associativos indevidos. Estão previstos para o primeiro dia que cerca de 391.000 beneficiários sejam ressarcidos, com o valor de 256 milhões de reais (R$ 654,73 por pessoa).






