
O Flamengo empatou com o Atlético-MG, jogando fora de casa, na Arena MRV, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A partida, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com o placar de 1 a 1 na noite da última terça-feira, dia 25 de novembro, mantendo a tensão na reta final da competição nacional.
Nesse cenário, o Rubro-Negro desperdiçou uma oportunidade de ouro e poderia ter se sagrado campeão da competição antecipadamente, uma vez que o seu rival direto, o Palmeiras, perdeu para o Grêmio, também jogando fora de casa, no Rio Grande do Sul. Ainda assim, mesmo com o tropeço em solo mineiro, o Mais Querido continua em uma posição extremamente confortável, dependendo apenas de si mesmo para levantar o troféu.
Com o resultado obtido, o Flamengo atingiu a marca de 75 pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, consolidando a sua liderança isolada. A vantagem sobre o Palmeiras, que era de quatro pontos, subiu para cinco, visto que o Alviverde continuou estagnado com os seus 70 pontos após a derrota sofrida no sul do país.
Desta forma, a matemática para os paulistas tornou-se difícil, pois somente caso vençam os dois próximos jogos é que chegariam a 76 pontos. O calendário do time de Abel Ferreira prevê confrontos difíceis, enfrentando o mesmo Atlético-MG, também na Arena MRV, na próxima quarta-feira, dia 3 de dezembro, e, depois, o Ceará, no domingo, dia 7 de dezembro, na Arena Castelão.
O Flamengo, por sua vez, precisa apenas de uma vitória simples para garantir a conquista sem depender de nenhum outro resultado paralelo. Assim, o time da Gávea pode se sagrar campeão jogando em casa na quarta-feira da semana que vem, dia 3 de dezembro, quando enfrentará a equipe do Ceará, no estádio do Maracanã, diante de sua torcida.
Uma eventual vitória nesta partida levaria a equipe carioca a 78 pontos na tabela, superando definitivamente a pontuação máxima que o Palmeiras poderia obter mesmo se vencesse todos os seus compromissos. Portanto, o cenário está desenhado para que a festa rubro-negra aconteça no Rio de Janeiro, bastando fazer o dever de casa na penúltima rodada.
+ Flamengo empata com o Atlético-MG e adia a chance de confirmar o título do Brasileirão
Vale lembrar que, embora as atenções estejam voltadas para os dois primeiros colocados, o Cruzeiro, matematicamente, ainda está vivo na disputa pelo título nacional. Os mineiros têm um jogo a menos em relação aos rivais e somam sessenta e oito pontos, o que lhes confere uma chance remota, porém existente, de terminar o campeonato no topo.
+ Flamengo tem apenas 8,2% de chance de ser campeão brasileiro nesta rodada
Caso vença os seus três próximos jogos, contra o Ceará, o Botafogo e o Santos, respectivamente, a Raposa chegaria a 77 pontos ao final do torneio. Para que isso resulte em título, seria necessário que o Flamengo empatasse uma partida e perdesse a próxima, permitindo que a equipe de Belo Horizonte ultrapassasse a sua pontuação.






