
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou o regulamento do Brasileirão e Copa do Brasil de 2026 e bateu o martelo sobre a redistribuição das vagas na Copa Libertadores da América à partir do próximo ano.
A entidade esportiva destinou uma vaga para o vice-campeão da Copa do Brasil, como divulgado antes. A novidade é que essa vaga em questão será na fase preliminar da Libertadores. Sendo assim, a CBF manteve quatro vagas diretas na fase de grupos para os quatro primeiros colocados do Brasileirão e outra para o campeão da Copa do Brasil.
+ OMS alerta sobre nova gripe em 2026
A mudança foi apresentada aos clubes no conselho técnico, semana passada, mas a CBF ficou de definir se o vice da Copa do Brasil teria vaga direta ou indireta. Prevaleceu a segunda alternativa.
Campeão Copa do Brasil e Brasileirão
Um detalhe, no entanto, foi citado e se um clube ganhar uma vaga na Libertadores por Brasileirão e Copa do Brasil, ele poderá escolher o cenário mais benéfico — sendo a vaga ‘inferior’ repassada ao Brasileirão.
Em um cenário hipotético: se o Corinthians for campeão brasileiro (vaga direta na fase de grupos) e for vice-campeão da Copa do Brasil (que dá vaga na pré-Libertadores), essa vaga da pré vai para outro time do Brasileirão — e não para um semifinalista da Copa do Brasil.
Vaga vinda da Libertadores
Agora, se um clube brasileiro for campeão da Libertadores, essa vaga adicional na competição será acrescentada ao Brasileirão, como nos anos anteriores. Se um clube campeão da Copa do Brasil já tiver acesso à Libertadores via outras competições, a vaga direta passará ao vice-campeão da Copa do Brasil.
+ Flávio Bolsonaro mira em beneficiários do Bolsa Família e faz promessa
A vaga na pré-Libertadores neste caso irá para o melhor colocado Brasileirão anteriormente fora da zona de classificação.
CORINTHIANS QUITA DÍVIDAS!
A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista quitou nos últimos dias o pagamento de parte das premiações que estavam atrasadas com jogadores e funcionários…. LEIA MAIS!






