
O número de óbitos confirmados por intoxicação com metanol em São Paulo subiu para dois, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. As vítimas são dois homens, de 46 e 54 anos, residentes da capital paulista, conforme noticiou a ‘CNN’.
+ Alexandre Padilha atualiza casos suspeitos por intoxicação com metanol
Casos de intoxicação no Brasil
Conforme dados do Ministério da Saúde, o país contabiliza 127 notificações de intoxicação por metanol, das quais 11 foram confirmadas. Em São Paulo, 15 casos já foram descartados. Até sexta-feira (3), o total de notificações era de 113, com 11 confirmações.
+ Polícia descarta metanol em bebida consumida por Hungria
Prisões e interdições
A Polícia Civil de São Paulo intensificou as operações contra a adulteração de bebidas e realizou 41 prisões até este sábado (4). As ações ocorreram na capital, Diadema, Santo André, Jacareí e Jundiaí. No total, 11 estabelecimentos foram interditados, e milhares de materiais foram apreendidos, incluindo garrafas, rótulos de marcas e outros itens relacionados à produção e venda das bebidas.
Distribuição de antídotos
Para conter os efeitos das intoxicações, o Ministério da Saúde informou que 4.300 ampolas de etanol farmacêutico, usado como antídoto, chegarão na próxima semana e serão distribuídas por todo o país. Além disso, 609 farmácias brasileiras possuem capacidade de produzir o composto.
+ Metanol: PF inicia investigação após casos de intoxicação e possível contaminação em outros estados
Novos medicamentos para tratamento
O ministro da Saúde também destacou que foram adquiridos 2.500 tratamentos de Fomepizol, vindos do exterior, com previsão de chegada ainda nesta semana. O Fomepizol é outra alternativa eficaz para combater a intoxicação por metanol, oferecendo uma esperança de tratamento mais rápido e seguro para os casos graves. Além disso, o medicamento possibilita maior controle clínico durante o atendimento hospitalar, reduzindo complicações e aumentando as chances de recuperação completa, especialmente em pacientes que apresentam sintomas mais intensos ou que sofreram ingestão de doses elevadas da substância tóxica.







