
O governo Trump voltou a criticar Luiz Inácio Lula da Silva em Documento do Departamento dos Estados Unidos sobre os direitos humanos pelo mundo. No texto, divulgado nesta última terça-feira (12), os EUA também criticam os direitos humanos no Brasil, dizendo que teriam “piorado ao longo do ano”.
+ Vidente tem péssima notícia para Eduardo Bolsonaro em relação a Trump: ‘Ele não gosta’
O documento, compartilhado pela CNN, fala ainda sobre a “liberdade de expressão”. “A situação dos direitos humanos no Brasil piorou ao longo do ano. Os tribunais tomaram medidas amplas e desproporcionais para minar a liberdade de expressão e a liberdade na internet, bloqueando o acesso de milhões de usuários a informações”, diz um dos trechos.
Tarifaço de Trump
Os EUA não fizeram críticas apenas ao governo brasileiro, mas a outros locais como a Europa. O relatório é composto por avaliações de 196 países que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU) e é divulgado anualmente.
Trump já havia feito críticas ao Brasil, citando o que chamou de “caças às bruxas” evolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar das críticas, o jornal Washington Post opinou sobre o relatório, dizendo que ele teria causado “desconforto” no Departamento de Estado, com alguns servidores fazendo comentários sobre a “politização” do documento comparado a anos anteriores.
+ Lula defende Pix, faz ‘proposta’ a Trump e revela convite ao presidente dos EUA
Recentemente, Lula informou que irá assinar uma Medida Provisória (MP) com crédito de R$ 30 bilhões para ajudar os exportadores que foram afetados pelo tarifaço de produtos brasileiros imposto pelos Estados Unidos. A medida deve ser anunciada de maneira oficial nesta quarta-feira (13).
Além do crédito, o pacote também prevê a ampliação de compras governamentais e abertura de novos mercados, tendo como objetivo “garantir a sobrevivência de empresas nacionais”.






