Portal MSN

Hoje no Brasil: Aumentam casos de Covid-19, Dória toma atitude e Bolsonaro deve exame

Dados da doença são atualizados pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, dia 06.

-

-

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Jair Bolsonaro, Nelson Tech e João Dória – Montagem Área Vip

Com o objetivo de deixar nosso leitor cada vez mais bem informado, o Área Vip traz nesta quarta-feira (06) os assuntos que se destacaram no Brasil. E começamos falando sobre a pandemia do novo coronavírus, que é a maior preocupação nas últimas semanas no país e no mundo.

- Continua após o anúncio -

O Ministério da  Saúde divulgou na noite desta quarta-feira os novos números da doença. Foram 10.503 novos registros da doença e 615 mortes. Com isso, o Brasil chega a 125.281 casos da Covid-19 e 8.536 óbitos até o momento. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na noite desta quarta-feira.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos novos aumentou 9% em relação a terça-feira, passando de 114.715 para 125.281. Em relação ao número de mortes, o aumento foi de 8%.  Do total de casos confirmados, 51.370 estão recuperados e outros 65.312 estão em acompanhamento.

Os cinco estados com o maior número de casos da Covid-19  são: São Paulo (37.853), Rio de Janeiro (13.295), Ceará (12.304), Pernambuco (9.881) e Amazonas (9.243).  Os mesmos estados são os que registram o maior número de mortes: São Paulo (3.045), Rio de Janeiro (1.205), Ceará (848), Pernambuco (803) e Amazonas (751).

- Continua após o anúncio -
João Dória – Agência Brasil/Valter Campanato

Governador de São Paulo decreta ‘Luto Oficial’

Diante do crescente número de mortes em São Paulo por Covid-19, o governador João Doria decretou luto oficial em todo o Estado, a partir desta quinta-feira (7), até quando durar o período de pandemia do coronavírus.

- Continua após o anúncio -

Segundo Doria, o objetivo da medida é lembrar os mortos por coronavírus.  O decreto será publicado no Diário Oficial de quinta-feira. “Lamentavelmente, ultrapassamos 3 mil mortos com coronavírus, maior volume da história do estado de São Paulo, em circunstância de apenas 60 dias. Em respeito a famílias e amigos desses que perderam suas vidas, amanhã o Diário Oficial virá com o decreto de luto oficial em todo o estado, enquanto a crise do coronavírus e a pandemia perdurarem. Será um gesto de solidariedade”, disse o governador.

Até este momento, São Paulo tem 37.853 casos confirmados de coronavírus, com 3.045 mortes. A taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) está em torno de 67,2%, com 86,6% de ocupação na Grande São Paulo. Há 3.404 pessoas internadas em UTIs em todo o estado, com suspeita ou confirmação de coronavírus, além de 5.197 em tratamento em enfermarias.

Fonte: Agência Brasil

Nelson Tech – Reprodução TV Brasil

Governo Federal  deve defender Lockdown regional

As medidas de isolamento social podem se tornar mais rígidas a qualquer momento. O ministro Nelson Teich (Saúde) admitiu nesta quarta-feira (6) que o governo federal deve recomendar o chamado lockdown (confinamento radical) para cidades que estejam enfrentando maior número de infectados pela Covid-19.

Tech afirmou que o plano do Ministério para o isolamento social trará diretrizes regionalizadas. “O importante é colocar que quando a gente fala em isolamento e distanciamento existem vários níveis. É importante que a gente entenda que não existe uma defesa do isolamento ou não isolamento. Vai ter sempre medidas simples até o lockdown. O que é importante é que cada lugar vai ter sua necessidade”, declarou o ministro, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, as diretrizes para o tema estão em análise na pasta e devem ser divulgadas no momento oportuno, mediante coordenação com as autoridades sanitárias com estados e municípios. “Vai ter lugar que vamos recomendar o lockdown e vai ter lugar em que existe uma situação que permite tentar alguma coisa”, acrescentou, afirmando que, em locais em que houver menor incidência da Covid-19, serão propostas ações de flexibilização.

Teich também afirmou que o ministério promoverá campanhas publicitárias sobre cuidados de prevenção da Covid-19 e isolamento social, conforme disseram secretários estaduais de saúde após teleconferência com o titular da pasta. Ele disse, no entanto, que as campanhas precisarão ser direcionadas para a realidade de cada localidade.

Jair Bolsonaro – Instagram

A polêmica do exame para Covid-19  de Jair Bolsonaro continua

Continua a polêmica sobre a apresentação do exame do Presidente da República Jair Bolsonaro. O desembargador André Nabarrete, do TRF-3, decidiu nesta quarta-feira (6) manter a obrigação de Jair Bolsonaro entregar “os laudos de todos os exames” realizados para detectar o novo coronavírus.

Segundo O Antagonista, a determinação de que o presidente torne públicos os seus exames veio da Justiça Federal de São Paulo. “A urgência da tutela é inegável, porque o processo pandêmico se desenrola diariamente, com o aumento de mortos e infectados. A sociedade tem que se certificar que o sr. presidente está ou não acometido da doença”, escreveu o desembargador.

O desembargador ainda ressaltou a gravidade do caso. “A situação de pandemia, pela gravidade que tem, inclusive reconhecida pela Lei nº 13.979/20, exacerba a necessidade e urgência da divulgação à sociedade dos exames médicos, para que não pairem dúvidas sobre a condição física da autoridade”, completou Nabarrete.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.