Portal MSN

Hoje no Brasil: Novos números da Covid-19,  São Paulo vai produzir vacina contra a doença e Corpus Christi sem tapete de sal no Rio

Foram 1.239 mortes e 30.412 casos registrados nas últimas 24 horas

-

-

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Novos casos da Covid-19, São Paulo vai produzir vacina e Rio fica sem tapete de sal – Montagem Área Vip

O Ministério da Saúde   atualizou nesta quinta-feira, 11, os dados sobre o avanço do novo coronavírus no Brasil.  De acordo com a pasta, baseada em dados das secretarias de Saúde regionais, foram 1.239 mortes e 30.412 casos registrados nas últimas 24 horas.

- Continua após o anúncio -

Em números totais, o Brasil registra 802.828 diagnósticos positivos da doença e 40.919 mortes. Com esses números, o país está em segundo lugar no ranking mundial de casos de coronavírus da Universidade Johns Hopkins, perdendo apenas para os Estados Unidos. Em relação ao número óbitos, o país ocupa a terceira posição, mas se aproxima cada vez mais do segundo colocado, o Reino Unido, que tem 41.364 mortes registradas.

O estado de São Paulo continua sendo o epicentro da Covid-19, com 162.520 casos confirmados e 10.145 falecimentos. Ontem, o governador João Doria estendeu a quarentena na região até ao menos 28 de junho, mas com uma flexibilização. Na capital paulista, shoppings e comércios de rua retomaram as atividades.

Na sequência também aparecem Rio de Janeiro (75.775 infecções e 7.363 mortes), Ceará (73.879 contaminações e 4.663 óbitos) e Pará (64.126 casos e 4.030 vítimas). Entre todos os estados, o Rio de Janeiro continua com a maior taxa de letalidade, 9,7%.

- Continua após o anúncio -
Produção de vacina – Agência Brasil/Tomaz Silva

São Paulo vai produzir vacina contra o novo coronavírus

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (11) que São Paulo vai produzir uma vacina contra o novo coronavírus. Isso será possível por uma parceria que foi firmada ontem (10) entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech. A vacina é inativada, ou seja, contém apenas fragmentos do vírus mortos ou com baixa atividade. Com a aplicação da dose, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da covid-19.

- Continua após o anúncio -

“Hoje é um dia histórico para São Paulo e para o Brasil, assim como para a ciência mundial. O Instituto Butantan fechou acordo de tecnologia com a gigante farmacêutica Sinovac Biotech para a produção de vacina contra o coronavírus”, falou João Doria, governador de São Paulo. “Essa vacina do Instituto Butantan é das mais avançadas contra o coronavírus. E estudos indicam que ela estará disponível no primeiro semestre do próximo ano, ou seja, até junho do próximo ano. Com essa vacina poderemos imunizar milhões de brasileiros”, acrescentou.

A vacina, chamada de CoronaVac, está em fase adiantada de testes. Ela já está na terceira etapa, chamada clínica, de testagem em humanos. “Um coronavírus é introduzido em uma célula do tipo Vero. Essa célula é cultivada em laboratório. O vírus se multiplica. No final, o vírus é inativado e incorporado na vacina, que será aplicado na população”, explicou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan. O investimento do Instituto Butantan para os estudos nessa fase clínica é de R$ 85 milhões.

Fonte: Agência Brasil

Tapete de sal – Agência Brasil/Tomaz Silva

Feriado de Corpus Christi sem tapete de sal no Rio

Para atender às medidas de isolamento social de combate à covid-19, a tradicional confecção de tapetes com sal e outros tipos de alimentos como arroz, feijão e pó de café, no Dia de Corpus Christi, em frente à Catedral de São Sebastião, no centro do Rio, não vai ocorrer, por decisão da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Em anos anteriores, o que se via era a chegada de fiéis animados e com a mensagem de paz, que começavam a produzir os tapetes ainda na madrugada. A solução para manter um pouco da tradição foi orientar a confecção de tapetes virtuais. Os fiéis se organizaram pela internet e produziram algumas peças.

A também tradicional procissão de Corpus Christi, dessa vez, foi substituída por uma pequena carreata para levar a imagem do Santíssimo Sacramento, do Santuário de Adoração Perpétua, também conhecido como Igreja de Sant’Anna, até Catedral na Avenida Chile, onde foi realizada uma oração e bênção final do arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.

Em mensagem aos fiéis, dom Orani lembrou que este mês de junho, originalmente, é dedicado ao coração de Jesus e, ainda, às festas juninas, que este ano serão diferentes e sem a presença das pessoas. “Todas as cerimônias de celebração serão virtuais”, observou.

Dom Orani manifestou também a vontade de ver a volta das celebrações presenciais, mas destacou que antes é necessário manter as medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.  “Desejo que o quanto antes possamos participar da missa presencialmente, que é o desejo de todos. Estamos rezando para que assim aconteça, organizando-nos e também rezando para que diminua essa incidência da pandemia”, apontou.

À noite, o arcebispo do Rio celebra uma missa no Santuário do Cristo Redentor e depois haverá a projeção dos tapetes na imagem do Cristo. Segundo padre Omar, pároco do santuário, tudo será transmitido pelo seu canal no YouTube

Fonte: Agência Brasil

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.