
O atirador que abriu fogo nos arredores da Casa Branca, localizada em Washington, nos Estados Unidos, foi identificado pelas autoridades de segurança norte-americanas. Trata-se de Rahmanullah Lakanwal, de 29 anos, que foi apontado como o responsável direto pelo ataque armado que deixou dois militares feridos na região da sede do governo.
Após o confronto armado, o agressor foi preso em flagrante e encontra-se, neste momento, internado em um hospital sob custódia policial, uma vez que também foi atingido por disparos efetuados pelas forças de segurança. Segundo informações apuradas pela emissora CBS News, embora esteja consciente, o homem não vem cooperando com os policiais.
Rahmanullah Lakanwal obteve asilo político
As investigações preliminares apontaram que o cidadão afegão reside em solo norte-americano desde o ano de 2021. Recentemente, no mês de abril de 2025, obteve formalmente a autorização de asilo concedida pelo governo, o que regularizou a sua permanência no país após um período de vivência nos Estados Unidos.
Originalmente, o suspeito chegou ao território americano portando um visto especial que era concedido aos afegãos que contribuíram com as tropas ocidentais durante a Guerra do Afeganistão. Essa política específica de imigração foi instaurada pelo governo do ex-presidente Joe Biden, com o objetivo de proteger os colaboradores estrangeiros que corriam riscos em sua terra natal.
Visto especial já havia expirado
Contudo, o visto do atirador já havia chegado ao fim do seu prazo de validade, mas ele continuou morando nos Estados Unidos mesmo após o vencimento do documento. Diante disso, o suspeito entrou com um pedido de asilo e teve o benefício legal concedido já durante a vigência da atual administração do governo de Donald Trump.
Apesar da identificação do autor dos disparos, a motivação exata do crime ainda permanece desconhecida pelos investigadores federais. As apurações indicam que o criminoso agiu sozinho e mirou especificamente em agentes da Guarda Nacional da Virgínia Ocidental que patrulhavam aquele ponto turístico, uma região que é historicamente marcada por episódios de violência.
Donald Trump culpa gestão anterior
+ Tiroteio próximo à Casa Branca deixa feridos nos Estado Unidos
Imediatamente após a repercussão do incidente, o governo dos Estados Unidos suspendeu indeterminadamente todas as solicitações de imigração vindas de cidadãos afegãos. Além disso, foi determinado que todos os protocolos de segurança para entrada de estrangeiros sejam revisados com urgência para evitar que novos casos semelhantes voltem a ocorrer no futuro.
+ FBI vai investigar tiroteio próximo à Casa Branca
No campo político, o atual presidente Donald Trump culpou publicamente o governo do ex-presidente Joe Biden pela ocorrência do incidente armado. Em seu discurso, o republicano acusou a gestão anterior de ter facilitado a entrada de imigrantes no país, responsabilizando o democrata pela presença do atirador em solo americano.






