
Um idoso, de 76 anos, passou por uma alteração corporal inesperada após iniciar um remédio indicado para o coração. Em suma, ao longo do tratamento, ele desenvolveu crescimento das mamas e ficou com seios femininos.
Quadro clínico é ligado a fases hormonais e uso de medicamentos
Nos últimos oito meses, o homem vinha apresentando tecido mamário sensível e inchado. Os médicos, então, descobriram que ele sofria de ginecomastia. Ou seja, o aumento não canceroso do tecido mamário em homens, causado por um desequilíbrio hormonal (estrogênio e testosterona), levando ao inchaço ou aumento da região mamária. O caso foi descrito na “New England Journal of Medicine”.
Essa condição aparece com mais frequência em fases como a adolescência e a velhice. Mas além disso, também pode surgir como reação a alguns medicamentos ou a condições clínicas específicas.
++ Mulher quase perde os movimentos do rosto após espremer espinha
Médicos associam alteração corporal a remédio amplamente prescrito nos EUA
No caso analisado, os médicos relacionaram o quadro do idoso ao uso de espironolactona, fármaco amplamente receitado nos Estados Unidos. Embora aprovado pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA, para o controle de doenças cardiovasculares, o medicamento pode provocar reações adversas. Estas vão desde tontura e cansaço à desidratação. O crescimento mamário, porém, figura entre os efeitos menos comuns.
Em muitos casos, o problema pode se resolver sozinho, mas se a causa for um medicamento, os médicos geralmente recomendam ajustar a dose ou mudar o tratamento. Se essas medidas não funcionarem, ou se o volume se torna mais evidente, procedimentos como lipoaspiração ou retirada cirúrgica do tecido glandular entram como alternativas.
++ Mulher pede ajuda para funeral do filho e acaba sendo acusada de homicídio
Cientista cria cerveja que funciona como vacina
É o sonho de muita gente que a cerveja faça bem a saúde, né? Bom, um pesquisador do Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, transformou isso em realidade. Inicialmente, ele levou a pesquisa científica para… LEIA MAIS!






