
Aos 88 anos, o Papa Francisco foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana, doença que afeta as vias respiratórias e, de acordo com o Vaticano, em um boletim divulgado nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, sua situação clínica é considerada ‘complexa’.
Em nota oficial, o Vaticano informou: “Os resultados dos exames realizados nos últimos dias e hoje mostram uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, o que determinou uma nova alteração no tratamento. Todos os exames realizados até o momento indicam um quadro clínico complexo, que exigira uma internação hospitalar adequada“, diz o comunicado da Santa Igreja.
+ Papa Francisco, aos 88 anos, é internado em hospital de Roma
O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, ainda revelou no comunicado, na manhã desta segunda (17), que o papa dormiu bem durante a noite, tomou café da manhã e se dedicou à leitura dos jornais. Ele ainda destacou que, mesmo diante de toda essa situação, o pontífice vem mantendo o seu bom humor.
Papa Francisco
O Papa Francisco foi internado na última sexta-feira (14) no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para realizar exames e tratamento de uma bronquite que o atingia há vários dias. O pontífice teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem. A última vez que ele teve o agravamento de um quadro de bronquite bacteriana foi em 2023, quando passou três noites do hospital e foi tratado com antibióticos.
+ Papa Francisco recebe diagnóstico médico e cancela compromissos
Nas redes sociais, fiéis de todo o mundo vem enviando energias positivas ao Santo Padre: “Em oração pelo Papa“, escreveu um. “Vai ficar tudo bem“, comentou outra. “Forças Papa“, publicou uma terceira internauta. Como explicado, diante da situação complexa no estado de saúde do Papa, ele não possui data de alta.
Veja a nota:
O diretor da @HolySeePress, Matteo Bruni, deu mais detalhes sobre o quadro clínico do #PapaFrancisco.
Bruni informa ainda que, de ontem para hoje, Francisco dormiu bem e transcorreu uma noite tranquila, tomou café da manhã e se dedicou à leitura dos jornais. E mantém o bom humor pic.twitter.com/t42KMG3fFJ
— Vatican News (@vaticannews_pt) February 17, 2025