
Durante participação na COP30, Gavin Newson, governador da Califórnia, afirmou que as tarifas impostas ao Brasil por Donald Trump são, em suas palavras, “vergonhosas”.
De acordo com Newson, o país sempre foi um grande parceiro comercial dos EUA e o presidente americano deveria “mostrar mais respeito”.
+ Trump alfineta COP30: ‘Destruíram a floresta tropical do Brasil para construir uma rodovia’
“Nenhuma pessoa do governo deveria mostrar desrespeito por nenhum de vocês. Esqueçam a política. O Brasil é um dos nossos grandes parceiros comerciais. É o país com o qual deveríamos nos envolver. No entanto, dedo do meio com 50% de tarifas. Isso é vergonhoso!”, disse em texto compartilhado pela Veja
Desde o anúncio sobre as tarifas aos produtos brasileiros, a relação entre os países ganhou contornos tensos. Após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, Trump demonstrou sua insatisfação em sua rede social, a Truth Social.
We’re in Brazil — one of the world’s great democracies, one of our biggest trading partners — and not a single person from the Trump Administration showed up.
That’s shameful. pic.twitter.com/1VSF2Kevv5
— Governor Gavin Newsom (@CAgovernor) November 10, 2025
Negociações sobre tarifas devem acontecer em breve
De acordo com informações de Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, equipes do Brasil e dos Estados Unidos irão se encontrar em reuniões para debater sobre o assunto.
A declaração aconteceu um dia após o encontro de Luiz Inácio Lula da Silva com Trump, na Malásia, que terminou de maneira bastante “positiva”, como foi informado pelo próprio governo.
As tarifas não foram impostas apenas ao Brasil, outros países também foram surpreendidos por Donald Trump, que iniciou negociações sobre os valores, como deve acontecer em breve sobre os produtos brasileiros em breve.
Pesquisa deixa Brasil em alerta
Uma nova pesquisa realizada sobre as eleições de 2026 deixou eleitores em alerta. O resultado traz preocupação para líderes da direita e mostra a popularidade do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com grande diferença entre os anos de….Saiba mais!






