
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço de sua relação com o Congresso Nacional nesta segunda-feira (15).
Ao comentar as votações do primeiro ano de seu terceiro mandato, ele afirmou que todos os projetos importantes de seu governo foram aprovados pelo Legislativo, apesar da base parlamentar inicialmente reduzida.
+ Zilu Camargo é levada às pressas ao hospital após acidente
“Quando eu cheguei na Presidência, tinha 70 deputados em 513, 9 senadores em 81. Quantos de vocês pensarem que não daria para governar? E nós não tivemos um projeto importante que não foi votado e aprovado, com a contribuição do Congresso”, declarou Lula.
Lula minimiza vetos do Congresso
Ao falar especificamente os casos em que o Congresso derrubou os vetos presidenciais, o presidente desdenhou do impacto político, afirmando não ter ficado chateado.
“Quando o Congresso Nacional derrubou meus vetos, não pense que fiquei chateado, porque eu não vou perder um milímetro. Quem vai perder são os empresários que exportam produtos agrícolas se estiverem cometendo bobagem de não respeitar a questão climática”, justificou.
Lula afirmou ainda estar “muito grato a tudo que o Congresso fez por nós nesses três anos de governo”, reconhecendo que eventuais rejeições podem ter ocorrido por falta de capacidade de convencimento ou por questões ideológicas.
“Aquilo que eles não aprovaram, possivelmente porque a gente não teve capacidade de convencê-los a aprovar. Outras coisas que eram mais uma coisa ideológica, aí é uma questão ideológica, partidária”, afirmou.
Em novembro de 2025, o Congresso derrubou os vetos de Lula ao marco do licenciamento ambiental, causando uma “grande derrota para o governo” e flexibilizando regras. Ambientalistas condenam o que veem como o retorno do “PL da Devastação”, enquanto o governo defendia os vetos para proteger o meio ambiente e os direitos indígenas.
Filho de Rob Reiner é preso por suspeita de matar os pais
Nick Reiner, de 32 anos, foi detido nesta segunda-feira (15) sob a acusação de ser o responsável pela morte de seus pais, o cineasta Rob Reiner e Michele Singer… LEIA MAIS!






