
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), revelou nesta segunda-feira (10) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir nos próximos dias com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) antes de anunciar oficialmente sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o petista, o encontro deve ocorrer logo após o retorno de Lula de Belém a Brasília.
+ Lula dá resposta rápida à população após tornado no Paraná
Reunião decisiva antes do anúncio
De acordo com Wagner, o diálogo entre o presidente e o chefe do Senado está previsto para esta quarta-feira. Após essa conversa, a expectativa é de que Lula confirme o nome do novo ministro da Corte. “O presidente Lula deve, na volta [de Belém a Brasília] […] ter mais um diálogo com o senador Rodrigo Pacheco para anunciar [o nome ao STF]. Eu sinceramente creio que o nome está lançado. Não vejo reversão”, afirmou o senador a jornalistas.
O favorito para ocupar a vaga é o advogado-geral da União, Jorge Messias, que vem sendo cotado desde outubro.
Lula busca consenso político
Jaques Wagner destacou que o encontro entre Lula e Pacheco não deve servir para alterar a decisão do presidente, mas sim por uma questão de respeito institucional e diálogo político. Segundo ele, Lula também pretende tratar da possibilidade de apoiar Pacheco como candidato ao governo de Minas Gerais em 2026.
Ainda que haja resistência no Senado ao nome de Messias, Wagner minimizou as divergências internas e afirmou que o adiamento do anúncio se deu apenas por questões de agenda presidencial. “Agora que ele volta para Brasília […] ele tem essa semana, na minha opinião, deve resolver”, concluiu.
O anúncio é aguardado com expectativa e deve definir o novo equilíbrio do Supremo Tribunal Federal.
+ Lula ‘pausa’ COP30 e vai à Colômbia neste sábado em meio a tensão entre EUA e Venezuela
Minas Gerais preocupa PT e aliados de Lula
Faltando um ano para as eleições de 2026, o cenário político em Minas Gerais segue acirrado. O PT reconhece que… LEIA MAIS!






