
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu contornar um desconforto diplomático e artístico às vésperas da COP30, em Belém (PA). A cantora Fafá de Belém, um dos maiores nomes da música paraense, estava insatisfeita por não ter sido chamada para participar da programação oficial do evento — situação que rapidamente chegou ao conhecimento do presidente.
+ Minas Gerais tem PT sem palanque e preocupa aliados de Lula
Fafá de Belém se queixa da ausência na COP30
No fim de outubro, a artista desabafou sobre o episódio em entrevista à revista Ela.
— “Estive nas aberturas de outras COPs, mas na do Pará não fui convidada” — declarou Fafá, deixando clara sua frustração por ficar de fora de um evento de tamanha importância realizado em sua própria cidade natal.
A fala repercutiu nas redes sociais e entre admiradores da cantora, o que fez o tema chegar até o Palácio do Planalto. Sensível à situação, Lula decidiu agir para evitar qualquer constrangimento.
Lula faz convite pessoal à artista
Na última sexta-feira (7), o presidente levou Fafá de Belém para conhecer a área reservada da Cúpula do Clima, onde chefes de Estado e autoridades se reuniam. Durante a visita, Lula convidou pessoalmente a cantora para se apresentar na abertura oficial da COP30, que acontece nesta segunda-feira (10), ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Apresentação beneficente em Belém
Além da participação no evento climático, Fafá seguirá em Belém durante toda a semana. Na sexta-feira (14), ela apresentará o espetáculo “Amazônica”, em sessão beneficente ao lado do maestro João Carlos Martins, no histórico Theatro da Paz.
+ Lula dá resposta rápida à população após tornado no Paraná
Saiba quando Lula vai anunciar novo nome do STF
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) revelou que o presidente Lula deve se reunir nos próximos dias com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) antes de anunciar oficialmente sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o petista, o anúncio deve ocorrer… LEIA MAIS!






