
Nessa última terça-feira (14/04), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um comentário, em tom descontraído, que acabou repercutindo negativamente nas redes sociais. Durante uma fala sobre indicadores educacionais no Ceará, ele citou a decisão de instalar uma unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. No entanto, em seu discurso, usou uma expressão polêmica.
Lula faz comentário polêmico ao falar sobre alunos do Ceará
De acordo com o chefe do Planalto, a iniciativa seria uma forma de reconhecer o desempenho de estudantes do estado: “É uma premiação para o Ceará porque 40% dos alunos que entram no ITA são cearenses“, explicou. Na sequência, ao comentar o tema, ele disparou: “Não é só cabeça grande, não, é inteligência, cara”. A declaração ocorreu durante entrevista ao “Brasil 247”, “Revista Fórum” e “DCM”.
Assista:
🚨🇧🇷 Lula ao comentar inteligência de alunos do Ceará: “Não é só cabeça grande.” pic.twitter.com/RRJCEYFvp1
— Brasil Alternativo (@bralternativo_) April 14, 2026
Expressão usada pelo presidente causa revolta nas redes sociais
Logo depois, o trecho do momento passou a circular nas redes sociais, onde parte dos usuários interpretou a fala de Lula como ofensiva. Afinal, a expressão “cabeça grande” para se referir à população do Ceará é considerada pejorativa. Inclusive, em 2020, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de críticas ao perguntar a um apoiador “por que todo cearense tem a cabeça grande?“.
No “X”, antigo “Twitter”, internautas detonaram o petista: “Isso não é brincadeira.. é piada xenofóbica.”, acusou logo a princípio um seguidor. Em seguida, outro criticou: “Se fosse Bolsonaro já era misógino, mas Lula pode tudo enquanto a imprensa fica em silêncio.”. Logo depois, a terceira chamou o presidente de “Anta falante”. Na sequência, mais um perfil disparou: “Maldito molusco cachaceiro demoníaco.”.
++ Neta de Lula debocha de Flávio Bolsonaro com dança da “rachadinha”; assista!
46% da população não votaria em Lula em hipótese alguma
Uma nova pesquisa da “Futura/Apex”, divulgada ontem, trouxe números que já começam a agitar os bastidores da corrida presidencial. Entre nove pré-candidatos analisados, um dado chama atenção logo de cara: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece no topo do índice de rejeição. Segundo o levantamento, 46,4% dos entrevistados afirmaram que não votariam no petista em hipótese alguma… LEIA MAIS!






