
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou em rede nacional na noite de quinta-feira, 17 de julho, para comentar a decisão do ex-presidente norte-americano Donald Trump de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Em seu discurso, Lula classificou a medida como uma ‘chantagem inaceitável’ e afirmou que o Brasil continuará atuando para proteger sua economia e manter boas relações comerciais no exterior. No pronunciamento, o presidente também criticou o conteúdo da carta enviada pelos Estados Unidos, alegando que ela contém informações falsas e representa uma tentativa de interferência no Judiciário brasileiro.
+ Lula manda recado a Trump em meio ao tarifaço de 50% dos EUA sobre o Brasil: ‘Vou levar’
O presidente ainda afirmou que a medida tem motivações políticas e lamentou o apoio de parlamentares brasileiros à iniciativa americana.
Pronunciamento de Lula ao povo brasileiro
“Minhas amigas e meus amigos, fomos surpreendidos, na última semana, por uma carta do presidente norte-americano anunciando a taxação dos produtos brasileiros em 50%, a partir de 1º de agosto. O Brasil sempre esteve aberto ao diálogo. Fizemos mais de 10 reuniões com o governo dos Estados Unidos, e encaminhamos, em 16 de maio, uma proposta de negociação. Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos“, iniciou.
+ Lula defende nova jornada de trabalho e critica escala 6×1: ‘Pessoas querem ficar mais em casa’
E seguiu: “Contamos com um Poder Judiciário independente. No Brasil, respeitamos o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa. Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional“, disse.
Lula ainda desabafou sobre alguns traidores da pátria: “Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo“, declarou.
Assista ao pronunciamento completo:






