
O governo do presidente Lula destinou R$ 800 mil em recursos públicos para financiar uma campanha na indústria cinematográfica de Hollywood.
O objetivo é promover o filme brasileiro “O Agente Secreto” e buscar uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional.
+ Enquanto deixa Trump ”no vácuo”, Lula conversa com líder palestino
Governo Lula libera verba pública para campanha em Hollywood
O contrato foi formalizado no dia 10 de dezembro pelo diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga Muniz, e por um representante da Cinemascópio Produções, responsável pelo longa-metragem.
O valor foi liberado pela Ancine em 18 de dezembro de 2025, com a condição de ser usado exclusivamente na promoção do filme junto aos votantes da Academia de Cinema, que definem os indicados ao prêmio.
Inicialmente, a Ancine havia aprovado apenas R$ 400 mil para a ação. No entanto, a produtora alegou que o orçamento precisava ser dobrado para cobrir os custos da campanha, e o pedido foi atendido pela agência.
A liberação do valor foi baseada em uma portaria que autoriza a Ancine a conceder auxílio financeiro a produções nacionais candidatas ao Oscar.
Conforme o documento, “o valor do montante do apoio será definido, a cada exercício, pela Diretoria Colegiada da Ancine, levando em conta a dotação orçamentária e a disponibilidade financeira da Agência”.
O filme brasileiro “O Agente Secreto” conquistou quatro indicações ao Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Elenco.
A obra, dirigida por Kleber Mendonça Filho, já havia vencido dois prêmios em Cannes em 2025, gerando grande expectativa. A cerimônia do Oscar será em 15 de março de 2026, em Los Angeles. Uma conquista histórica para o cinema nacional.
Lula cria estratégia para “envergonhar” a direita em pré-campanha
Já em modo de pré-campanha, o presidente Lula está adotando uma nova estratégia para suas viagens pelo Brasil: provocar… LEIA MAIS!






