MSN

- Publicidade -

Lula liga para Trump e faz exigência; saiba o que é

Em ligação, Lula agradece revogação de tarifas a Trump, mas cobra fim de outras barreiras.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Lula e Trump ficaram conversando ao telefone por pelo menos 40 minutos – Agência Brasil e Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve, nesta terça-feira (2/12), uma conversa telefônica de aproximadamente 40 minutos com o presidente dos  Estados Unidos, Donald Trump. O diálogo, conforme detalhado em nota oficial do Palácio do Planalto, centrou-se na agenda comercial bilateral.

- Continua após o anúncio -

Durante o contato, o mandatário brasileiro avaliou como “muito positiva” a recente medida da Casa Branca, anunciada em 20 de novembro, que zerou a sobretaxa de 40% sobre exportações brasileiras de itens como carne bovina, café, cacau, frutas e fertilizantes.

Flávio Bolsonaro revela a maior fake que fez o pai perder eleição

Lula e Trump negociam fim de tarifas remanescentes

Essa decisão representou um desdobramento. Em 14 de novembro, os EUA haviam revogado as tarifas globais de 10% sobre importações de aço e alumínio. No entanto, uma lista específica de produtos brasileiros permaneceu sujeita à alíquota maior de 40%, agora parcialmente removida.

- Continua após o anúncio -

Na conversa com Trump, Lula apontou a persistência de barreiras tarifárias sobre outros setores exportadores do Brasil e reafirmou a intenção do governo brasileiro de “avançar rápido nessas negociações” para resolver pendências remanescentes.

Baseando-se na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (1977), o presidente americano Donald Trump decretou em junho uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, citando uma “emergência nacional”.

- Continua após o anúncio -

A medida entrou em vigor em 6 de agosto, e justificou-se por ações “incomuns” do governo brasileiro que, segundo o decreto, prejudicam a economia, empresas e a política externa dos EUA. O texto também menciona o que Trump classifica como perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Michelle tenta proibir vídeo que a chama de amante: ‘Crentinha’

Secretária do partido de Bolsonaro é demitida após “macumba” e “terra de cemitério”

A secretária-adjunta do PL, Denise Xavier, foi demitida do partido de Bolsonaro, acusada de fazer “macumba” e levar “terra de cemitério” para a sede da sigla… LEIA MAIS!

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas