
O depurado Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.
A decisão foi publicada através de nota oficial compartilhada nesta segunda-feira (20).
+ Apresentador Neto declara apoio a Lula em 2026: ‘o país precisa melhorar cada vez mais’
Criado em 1990, o órgão é responsável por coordenar e articular relações políticas do governo em diferentes segmentos. Resumindo, ele trabalha na interlocução do governo com os movimentos sociais. Boulos se destacou por seu trabalho como líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
Em 2018, ele concorreu à presidência da República, tendo como vice Sonia Guajajara, ficando em sétimo lugar, com 617 mil votos. Ainda laçou candidatura para prefeitura de São Paulo, obtendo 40,6% dos votos válidos. Foi o deputado federal mais votado em 2022 na cidade de São Paulo, com mais de 1 milhão de votos.
Agradeço ao Presidente @LulaOficial pelo convite para ser Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República. Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil. Minha grande… pic.twitter.com/QtHLnYCdSD
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) October 20, 2025
Guilherme Boulos fala sobre novo cargo
Em seu perfil nas redes sociais, Guilherme Boulos agradeceu ao presidente Lula pelo convite e falou sobre sua expectativa para o futuro explicando que terá como objetivo ouvir mais a voz popular.
+ Lula anuncia Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência
“Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro e levarei esse aprendizado agora ao Planalto. Presidente, sua confiança será honrada com muito trabalho”, acrescentou. Boulos ocupa o cargo no lugar de Márcio Macêdo”, destacou.
Boulos terá como função auxiliar o presidente, articulando e dialogando com a sociedade civil.
Lula falou sobre o convite feito à Boulos em seu perfil. “Convidei o deputado Guilherme Boulos para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele vai substituir o companheiro Márcio Macêdo na função, a quem agradeço por todo o trabalho realizado para a ampliação e o fortalecimento da participação social em nosso governo“, afirmou.






