
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se pronunciou neste sábado (19), após a revogação dos vistos dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos Estados Unidos.
+ Donald Trump fez apelo em carta endereçada a Jair Bolsonaro: ‘Eu vi’
Os últimos dias tem sido marcado por tensão entre ambos os países, após Donald Trump anunciar o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros, além de demonstrar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, fazendo críticas a Justiça Brasileira em posts publicados em sua rede social, a Truth Social.
Lula classificou como “injustificável” e “arbitrária” a decisão, demonstrando solidariedade aos magistrados envolvidos. “A ingerência de um país no sistema de Justiça de outro é algo inaceitável e viola os fundamentos do respeito entre nações soberanas”, disse o presidente.
Para ele, nenhuma forma de “intimidação” irá ser capaz de abalar o trabalho feito pelas instituições brasileiras. “Tenho convicção de que nenhuma forma de intimidação, venha de onde vier, será capaz de abalar o compromisso das instituições brasileiras com a preservação do Estado Democrático de Direito”, afirmou.
Confira:

Revogação de vistos feita pelos EUA
Através do X (antigo Twitter), o secretário de Estado no governo de Donald Trump, Marco Rubio, anunciou a revogação dos vistos após decisões recentes envolvendo Jair Bolsonaro.
+ Donald Trump afirma que Pelé foi o melhor jogador de todos os tempos
“A caça às bruxas política conduzida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão amplo que não apenas viola os direitos fundamentais dos brasileiros, como também ultrapassa as fronteiras do Brasil para atingir cidadãos americanos. Por isso, ordenei a revogação imediata dos vistos de Moraes, de seus aliados no tribunal e de seus familiares diretos”, publicou Rubio.
Confira:







