MSN

- Publicidade -

Manifestantes fazem atos contra a PEC da Blindagem e Projeto da Anistia em várias cidades do país

Protestos foram solicitaodos nas redes sociais após a aprovação do projeto que blinda parlamentares contra a abertura de processos penais pelo STF

Matheus Nunes
Matheus Nunes
Jornalista formado pela UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta) desde 2020. Apaixonado pelo mundo televisivo e tecnológico, atuo na área de entretenimento há dois anos cobrindo reality shows, famosos, televisão e novelas, com passagem por outros portais. No Área VIP, trago as notícias mais quentes da TV e das celebridades.
Ato contra PEC da Blindagem e PL da Anistia em SP (Reprodução: GloboNews)
Ato contra PEC da Blindagem e PL da Anistia em SP (Reprodução: GloboNews)

Manifestantes realizaram atos em diversas cidades do país neste domingo, 21 de setembro, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto que anistia pessoas condenadas pelo 8 de janeiro.

- Continua após o anúncio -

O protestos, convocados nas redes sociais por movimentos de esquerda, ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, João Pessoa, Maceió, Natal, Teresina, Belém, Manaus, Cuiabá e nas demais cidades brasileiras.

+ Hugo Motta escolhe deputado para ser relator da PL da Anistia

De acordo com a GloboNews, as manifestações pedem que a PEC da Blindagem não siga a tramitação no Senado Federal. O texto, aprovado na Câmara dos Deputados na última semana, procura proteger parlamentares contra a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF).

- Continua após o anúncio -

Críticos da PEC alegam que, na prática, inviabilizará a abertura de ações penais contra deputados e senadores, já que, quando regra semelhante vigorou no país, somente a instauração de um processo foi autorizada pelo Legislativo.

+ PL conta votos no STF em busca de anistia que pode beneficiar Bolsonaro

- Continua após o anúncio -

Após ser aprovada na Câmara, a PEC da Blindagem seguirá para avaliação no Senado, que enfrenta resistência. Otto Alencar, presidente da CCJ (PSD-BA), concedeu uma entrevista à emissora, neste domingo, 21, falando que vai pautar o texto na próxima reunião do colegiado na intenção de “sepultar de vez esse assunto”.

O presidente da CCJ definiu a proposta como “murro na barriga e tapa na cara do eleitor” e afirmou que há articulação para rejeitá-la na comissão e no plenário.

+ Inacreditável! Depois de 40 anos de atraso, Celeste se aposenta aos 101 anos pelo INSS

Os Manifestantes também se posicionaram contra a tramitação do projeto que prevê perdoar os condenados envolvidos no ato golpista do 8 de janeiro de 2023. Os parlamentares brasileiros, na quarta-feira, 17 deste mês, aprovaram um pedido de urgência para a proposta para acelerar a análise do texto.

As cidades

Em São Paulo, os manifestantes se reúnem em frente ao Masp, na Avenida Paulista. O ato começou às 14h e foi convocado nas redes sociais por movimentos de esquerda e artistas. O movimento começou as crescer por volta das 14h40, onde os manifestantes ocupavam ao menos dois quarteirões da avenida.

+ Lula opina sobre PEC da Blindagem: “Não é uma coisa séria”

Eles gritavam por palavras de ordem contra a anistia e carregavam  placas e cartazes, estenderam uma bandeira gigante do Brasil, em contraste com o bandeirão dos Estados Unidos exibido por bolsonaristas no mesmo local, durante o ato do 7 de setembro.

No Rio de Janeiro, os manifestantes se reuniram na orla da Praia de Copacabana, na zona sul do Rio, com gritos de “sem anistia” e “Bolsonaro na prisão”.  O ato começou por vonta das 15h, mas muitas pessoas já se concentravam no local às 14h30. Músicos brasileiros renomados devem se apresentar em um ato musical nesta tarde.

+ Ministro do STF pressiona Câmara por detalhes da tramitação da PEC da Blindagem

Já na capital federal, em Brasília, os manifestantes ficaram em frente ao Museu Nacional da República, na via S1, por volta das 10h. Já às 11h30, eles foram em marcha até a altura da Avenida José Sarney, nas proximidades do Congresso Nacional.

Enquanto em Salvador, na Bahia, os manifestantes se concentraram no Cristo da Barra, por volta das 9h. Eles, com cartazes nas mãos e entoando gritos de ordem, deram início ao ato por volta das 10h40.

+ Donald Trump ameaça licenças de emissoras que estão ‘contra’ ele

Daniela Mercury, Wagner Moura e Nanda Costa e a percussionista Lan Lanh marcaram presença por lá. A cantora de axé disse que todos do movimento estão lutando pela democracia.

“Estamos juntos lutando pela democracia brasileira, contra anistia, que já foi julgada pelo Supremo, de forma adequada, respeitando o Estado Democrático de Direito e todo processo legal. A gente não aceita que ela seja ressuscitada a qualquer custo”, expressou a dona do hit ‘O Canto da Cidade’.

+ Deputada federal Erika Hilton pede à Justiça que o PL suspenda pagamentos a Jair Bolsonaro

Confira:

Matheus Nunes
Matheus Nunes
Jornalista formado pela UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta) desde 2020. Apaixonado pelo mundo televisivo e tecnológico, atuo na área de entretenimento há dois anos cobrindo reality shows, famosos, televisão e novelas, com passagem por outros portais. No Área VIP, trago as notícias mais quentes da TV e das celebridades.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas