
O ministro da Educação, Camilo Santana, usou as redes sociais na tarde desta sexta-feira (21) para tranquilizar os milhões de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Depois da repercussão sobre a anulação de três questões, ele reforçou que o exame está mantido e não corre risco de ser cancelado.
— “Queria tranquilizar a cada um de vocês que fizeram a prova. O Enem não será cancelado, declarou o ministro”.
+ Três questões do Enem foram anuladas por precaução, diz Ministro da Educação
O Enem é um patrimônio do Brasil e a edição de 2025 está mantida! O Inep anulou três questões da prova para garantir a isonomia do exame, a fim de que nenhum participante seja prejudicado. Os resultados finais serão divulgados em janeiro de 2026. pic.twitter.com/RWi74o2Rtc
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) November 21, 2025
A fala oficial foi publicada em vídeo, no qual Camilo Santana explicou a decisão tomada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame.
Decisão técnica após polêmica sobre live
Conforme o ministro, os comentários envolvendo uma live que, cinco dias antes da prova, apresentou questões semelhantes às que apareceram no Enem, foram interpretados como um “ruído”. Ainda assim, a comissão técnica do Inep optou pela anulação de três itens do exame para garantir “prevenção e isonomia, para não prejudicar nenhum aluno”.
A preocupação, segundo ele, não era apenas com a repercussão, mas principalmente com a transparência e a igualdade de condições para todos os participantes. Dessa forma, mesmo com a anulação, o andamento do exame permanece inalterado.
Caso será investigado
Durante o comunicado, Camilo Santana reforçou que o episódio é um “caso de polícia”.
— “A Polícia Federal já foi acionada e tomará todas as providências com o rigor da lei em relação a esse caso. Eu quero aqui tranquilizar e dizer que o Enem continua, os dois gabaritos já foram divulgados e o resultado será divulgado em janeiro do próximo ano, informou”.
MEC já havia se pronunciado
A fala também confirma o posicionamento divulgado pelo MEC na última terça-feira. Na nota, o órgão esclareceu que “nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame” e que apenas “similaridades pontuais” foram identificadas nos conteúdos exibidos em redes sociais.
Com isso, o Enem 2025 segue normalmente, com correções e divulgação de resultados mantidas dentro do cronograma previsto.
+ MEC aciona Polícia Federal e anula três questões do Enem 2025
Michelle Bolsonaro faz declaração polêmica
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) voltou a causar repercussão com suas declarações sobre o papel da mulher na sociedade. Durante um evento do PL Mulher em Londrina (PR), Michelle afirmou que as mulheres devem… LEIA MAIS!






