MSN

- Publicidade -

Ministros do STF souberam sobre retirada de sanções a Moraes antes de comunicado da Casa Branca

STF reage após decisão dos EUA

Joaquim Mamede
Joaquim Mamede
Professor, pesquisador e redator. Formado em Letras pela UFRJ, Mestre e, atualmente, doutorando em Literatura Portuguesa, uno a paixão pela escrita ao prazer da redação aqui no Área Vip. Gosto de escrever sobre Música, Artes e Cultura Pop.
STF anula processo de jogador acusado de fraudar resultado (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
STF  (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) receberam com tranquilidade — e até certa expectativa — a retirada do nome de Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, medida utilizada pelos Estados Unidos para punir envolvidos em corrupção ou violações de direitos humanos. A exclusão foi anunciada nesta sexta-feira, confirmando previsões internas da Corte.

- Continua após o anúncio -

Além de Bolsonaro, projeto da Dosimetria também beneficia condenados por exploração violenta de prostituição

Expectativa nos bastidores do Supremo

Segundo integrantes do STF ouvidos pelo ‘O Globo’, a reversão já era esperada há cerca de duas semanas. Isso porque o presidente norte-americano, Donald Trump, teria sinalizado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que revisaria o caso. Além de Moraes, sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, também deixou a lista.

A sanção havia sido imposta em 30 de julho, após Trump acusar o ministro de violar direitos humanos por suas decisões no processo da trama golpista que levou o ex-presidente Jair Bolsonaro a uma condenação superior a 27 anos de prisão, além de medidas envolvendo remoção de conteúdos de usuários norte-americanos em redes sociais.

- Continua após o anúncio -

Medida publicada sem justificativas

O comunicado oficial partiu do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA, que não especificou os motivos para a retirada. A decisão ocorre em meio ao esforço de reaproximação diplomática entre os governos de Trump e Lula. O Brasil já havia pedido o fim das sanções em conversas diretas entre Lula e Trump, além de tratativas conduzidas pelo chanceler Mauro Vieira com o Secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Impactos da sanção e alcance da lei

Moraes foi o primeiro brasileiro alvo direto da Magnitsky, que impõe bloqueio de contas, bens e cartões. Em setembro, Viviane e a empresa Lex, administrada por ela e pelos três filhos do ministro, também haviam sido incluídas.

- Continua após o anúncio -

A lei norte-americana permite sanções unilaterais, sem necessidade de processo judicial, com efeitos que ultrapassam as fronteiras dos Estados Unidos.

Movimentação na PF gera suspeitas sobre possível saída de Bolsonaro

Data de liberdade de Bolsonaro é revelada

A situação jurídica de Jair Bolsonaro (PL) ganhou um novo capítulo após a Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um documento trazendo a estimativa de cumprimento da pena do ex-presidente. Segundo a análise, Bolsonaro pode adquirir sua liberdade em… LEIA MAIS!

Joaquim Mamede
Joaquim Mamede
Professor, pesquisador e redator. Formado em Letras pela UFRJ, Mestre e, atualmente, doutorando em Literatura Portuguesa, uno a paixão pela escrita ao prazer da redação aqui no Área Vip. Gosto de escrever sobre Música, Artes e Cultura Pop.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas