
Morreu, nesta quinta-feira (25), Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, lenda do tênis de mesa brasileiro. Ele tinha 80 anos e o velório será realizado no Cemitério da Quarta Parada, Zona Leste de São Paulo.
+ Cantora morre aos 51 anos após cair do sexto andar de prédio
A morte foi confirmada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e pelo Palmeiras. Nascido na capital Paulista, Biriba iniciou a sua carreira no esporte ainda jovem, aos 11 anos, vencendo os campeões mundiais japoneses Tanaka Toshiaki e Ogimura Ichiro durante amistoso.
“É com profunda tristeza que a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa lamenta o falecimento de Biriba, um dos maiores nomes da nossa história. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos e toda a comunidade que se inspira em seu legado”, lamentaram.
Confira:

Carreira de Biriba
Foi capa do jornal “A Gazeta Esportiva” quando completou 13 anos, ao lado de ninguém menos que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Durante entrevista para a TV Brasil em 2020, ele afirmou que abandonou o esporte aos 21 anos por falta de apoio.
Apesar da carreira promissora, Biriba contou que não tinha “apoio financeiro”. “Era super amador, não ganhávamos nada, nada. Você vai viver de glória? De troféu? Até para disputar um campeonato, tinha que pedir passagem”, destacou.
Apesar de seu afastamento, ele continuou a ser reconhecido como um dos grandes nomes do tênis de mesa, com até mesmo itens lançados em sua homenagem.
No ano de 1996, foi lançado no Japão a raquete “Biriba”, fabricada pela Butterfly em sua homenagem.
+ Influenciadora de 14 anos morre após luta contra o câncer
“Tênis de mesa não significa somente vitórias. O mais importante foram as amizades e os valores que me prepararam para a vida”, destacou em abril de 2025 ao relembrar o seu legado no esporte.






