
O empresário e ex-primeiro-ministro de Portugal Francisco Pinto Balsemão morreu nesta terça-feira (21), aos 88 anos. Ele foi fundador do Partido Social Democrata (PSD) e do Grupo Impresa, dono do canal de TV SIC e do jornal Expresso.
Segundo o jornal O Globo, Pinto Balsemão morreu de causas naturais, acrescentando que “os seus últimos momentos foram acompanhados pela família”.
Nascido em Lisboa, em 1º de setembro de 1937, começou a trabalhar desde cedo na imprensa, assumindo o cargo de secretário de redação do ‘Diário Popular’ em 1963. Dez anos depois, em 1973, fundaria o semanário “Expresso”, um dos principais da mídia de Portugal, que ganharia destaque durante a redemocratização do país. Ele também criou o canal SIC, o primeiro privado do país.
Fisiculturista multicampeão morre aos 31 anos e pai lamenta: ‘Dia mais triste da minha vida’
Em paralelo, Pinto Balsemão entrou no cenário político português em 1969, tornando-se deputado ainda sob o Estado Novo, durante o governo ditatorial de Marcelo Caetano (1968-1974). Naquela época, destacou-se como parte da Ala Liberal, que pedia reformas ante a linha-dura do regime.
Ele deixou o cargo de primeiro-ministro em junho de 1983, sucedido pelo socialista Mário Soares.
Morre Samantha Eggar, atriz de ‘O Colecionador’, aos 86 anos
Televisão
Em 1992, de volta à carreira empresarial, Pinto Balsemão funda a SIC (Sociedade Independente de Comunicação) primeiro canal de TV privado de Portugal. A SIC Notícias, primeiro canal jornalístico português, inicia as transmissões em 2001. Em um seminário promovido na capital portuguesa, em 2023, Balsemão fez uma homenagem ao jornalista Roberto Marinho, fundador do Grupo Globo.
“Minhas relações com o Brasil são fortes e variadas. Uma delas criou-se e cimentou-se através de Roberto Marinho. Era um homem notável. Criou, com seus próprios meios, a Fundação Roberto Marinho, que ainda hoje procura contribuir para o encontro de soluções para problemas que atingem a sociedade brasileira”, disse, lembrando que a Globo foi uma das primeiras acionistas da SIC.






