
Morreu nesta madrugada de terça-feira, 26 de agosto, o artista Damasceno Gregório dos Santos, o Mestre Damasceno, aos 71 anos de idade. Ele faleceu no Dia Municipal do Carimbó, em Belém, capital do Estado do Pará. A morte foi confirmada por familiares.
Diante do falecimento de Mestre Damasceno, o governo do Estado do Pará decretou luto oficial. O Ministério da Cultura emitiu uma nota de pesar, citando-o como ‘liderança inquestionável da cultura marajoara’. Vale lembrar, que o artista estava internado desde 22 de junho. Ele foi transferido para o Hospital Jean Bittar e, depois, encaminhado para o Hospital Ophir Loyola.
+ Pesquisa aponta vitória de Lula sobre Tarcísio de Freitas nas eleições de 2026
No Ophir Loyola, Mestre Damasceno estava na Unidade de Terapia Intensiva, tratando um quadro de pneumonia e insuficiência renal. Em junho deste ano, o artista foi diagnosticado com câncer em estado de metástase no pulmão, fígado e rins.
Nas redes sociais, Helder Barbalho, governador do Pará, lamentou: “É com grande tristeza que recebemos a notícia da morte do querido Mestre Damasceno. Foi uma honra poder homenageá-lo em vida na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes deste ano. Seu legado na cultura paraense é imensurável e seguirá tocando gerações. Meus sentimentos aos fãs, amigos e familiares. Que Deus os conforte neste momento de dor. Decreto luto oficial pela morte do Damasceno“, publicou.
De acordo com as informações divulgadas, o velório está marcado para 16h, no Museu do Estado do Pará, em Belém.
Veja a publicação abaixo:
É com grande tristeza que recebemos a notícia da morte do querido Mestre Damasceno. Foi uma honra poder homenageá-lo em vida na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes deste ano. Seu legado na cultura paraense é imensurável e seguirá tocando gerações. Meus sentimentos aos… pic.twitter.com/5bypaz4whx
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) August 26, 2025
Mestre Damasceno
Em maio deste ano, Mestre Damasceno foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, a mais alta honraria concedida pelo Ministério da Cultura. O Área VIP expressa seus profundos sentimentos aos familiares e amigos e lamenta a morte deste grande artista brasileiro!
+ Memphis Depay recebe propostas e deve deixar o Corinthians






