
Sereno e com um tom desafiador, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, se definiu como um ‘prisioneiro de guerra’ dos Estados Unidos da América em seu primeiro comparecimento perante a justiça do país, dois dias após sua captura em Caracas e traslado para Nova York.
O ex-líder venezuelano entrou na audiência em Manhattan ao lado de sua esposa, Cilia Flores, ambos algemados com as mãos para trás, com uniformes azul-marinho e cáqui. Maduro, com passos tranquilos, entrou e cumprimentou seu advogado, o experiente Barry Pollack, que também representa Julian Assange.
+ Ratinho é absolvido pela Justiça após sugerir uso de metralhadora contra Natália Bonavides, do PT
Na sequência, Maduro passou boa parte da audiência tomando notas, ouvindo a tradução enquanto o juiz Alvin K. Hellerstein explicava o processo, e pediu para poder conservar esses apontamentos. Quando o magistrado lhe deu a palavra para que confirmasse sua identidade, ele respondeu:
“Sim, sou Nicolás Maduro Moros, o presidente constitucional da República Bolivariana da Venezuela“. E continuou: “Fui sequestrado no dia 3 de janeiro por uma intervenção militar dos Estados Unidos. Me considero prisioneiro de guerra, me acolho às convenções de Genebra e de Viena. Fui capturado em minha casa na Venezuela.”
Nesse momento, o juiz o interrompeu e afirmou que haveria tempo e lugar para apresentar seus argumentos, mas que, nesta instância, queria apenas que confirmasse que se tratava dele. O acusado respondeu: “Sou Nicolás Maduro, sou inocente, não sou culpado. Sou um homem decente e o presidente constitucional de meu país.”
Acusações contra Maduro
Vale lembrar que Maduro enfrenta quatro acusações federais, uma delas por narcoterrorismo, enquanto Flores enfrenta três acusações. O juiz explicou que a Promotoria os acusa de fazer parte de uma conspiração para importar milhares de toneladas de cocaína para os Estados Unidos.
+ Infarto fulminante tira a vida de grande empresário brasileiro
LULA RECEBE DIAGNÓSTICO DE GRAVE DOENÇA!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), rompeu o silêncio de anos e, em coletiva de imprensa, contou sobre o diagnóstico de câncer que recebeu. Seu diagnóstico de câncer foi na… LEIA MAIS!






