
As recentes declarações de Donald Trump sobre a Groenlândia geraram a reação da Alemanha, Suécia e Noruega. Nesta quarta-feira (14), foi anunciado que tropas serão enviadas para a ilha. A Dinamarca já havia comentado sobre o aumento de sua força militar na região.
+ Invasão da Venezuela foi presente de Trump para Lula
Vale lembrar que a Groenlândia permanece sobre a soberania da Dinamarca, embora tenha um governo autônomo, sendo protegida pela Otan. O porta-voz do governo alemão afirmou que militares devem chegar à ilha nesta quinta (15).
Ainda segundo informações compartilhadas pela “Veja”, a missão é resultado de um pedido feito pelo Ministério da Defesa para reforçar a segurança e vigilância do ártico. O ministro dinamarquês Troels Lund disse anteriormente que a Dinamarca pretende reforçar a defesa da ilha com o envio de tropas, aeronaves e navios.
Trump sobre a Groenlândia
Donald Trump havia dito que a ilha tem um papel vital para os interesses dos Estados Unidos, sugerindo um possível controle do território para impedir o avanço da China e Rússia.
Vivian Motzfeldt, ministra das Relações Exteriores da Groenlândia, ainda afirmou que o território não será controlado pelos EUA, apesar de demonstrar interesse em cooperar com Washington.
Nos últimos dias, a tensão envolvendo declarações de Trump tem aumentado. Desde a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, alguns países considerados “adversários” norte-americanos têm criticado a ação.
Último vídeo de Bolsonaro gera reação de apoiadores
Um último vídeo compartilhado por Jair Bolsonaro, antes de sua prisão, gerou a reação de seus apoiadores nas redes sociais. Vários deles aproveitaram para fazer pedidos após o ex-presidente ser condenado a 27 anos e três meses de prisão pelo STF, dizendo que é preciso…Leia mais!






