MSN

- Publicidade -

Países europeus enviam tropas à Groenlândia após ameaças de Trump

As tropas devem desembarcar nessa quinta feira,15

Colaboradores
Colaboradores
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!
Groenlândia (Fonte: wikipédia)
Groenlândia (Fonte: wikipédia)

Nessa quinta feira,15, as tropas de reconhecimento começam a desembarcar no território Groenlândia após Alemanha, Suécia e Noruega decidirem enviar soldados para a lá imediatamente, após as ameaças do atual presidente dos Estado Unidos, Donald Trump.

- Continua após o anúncio -

Segundo o G1, o Ministério da Defesa disse que a missão foi solicitada pela Dinamarca para avaliar possíveis contribuições militares e reforçar a segurança na região.

+Naldo Benny explica como perdeu 20kg para Carnaval: “A alimentação é fundamental”

O presidente dos EUA, Donald Trump afirmou que a Groenlândia é “vital para a segurança dos EUA” e manifestou o desejo de anexar a ilha, já que alega que os EUA precisam do controle para impedir que Rússia ou China ocupem o território. A Casa Branca não descartou o uso de força militar, afirmando que “todas as opções estão sobre a mesa”.

As Autoridades da Dinamarca e da Groenlândia se reuniram com o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado Marco Rubio. porem ambos continuam em desacordo fundamental, dois lados concordaram em criar um grupo de trabalho para discutir as preocupações de segurança dos EUA. A ministra Vivian Motzfeldt afirmou que o território quer cooperação com os EUA, mas rejeita ser controlado por Washington.

+Palmeiras anuncia saída do goleiro Weverton, após 8 anos

- Continua após o anúncio -

A Dinamarca já havia reforçado sua própria presença militar na região em colaboração com aliados da Otan, tentando blindar o território contra pressões externas.

O interesse na ilha: 

Os interesses justificam-se pelo fato de a Groenlândia estar localizada exatamente no caminho mais curto para mísseis e bombardeiros entre a Rússia e a América do Norte. Com o derretimento do gelo ártico, o acesso a terras raras (essenciais para tecnologia e baterias), urânio e petróleo tornou-se mais fácil.

Trump vê isso como uma oportunidade econômica e de independência frente à China, já que o governo chinês tem tentado investir em aeroportos e minas na Groenlândia. Os EUA querem impedir qualquer influência chinesa no Ártico a todo custo.

LULA LIDERA TODO CENÁRIOS

O atual presidente do Brasil, foi incluído em uma pesquisa feita pelo Quaest, e nessa pesquisa aponta que Lula esta liderando todos os cenários do…SAIBA MAIS

Colaborou: Flavia Manta

Colaboradores
Colaboradores
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!
Prêmio Área VIP 2025

Últimas