
Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (1), mostra que a maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está preso devido aos seus próprios atos e de familiares.
De acordo com o levantamento, 32% dos entrevistados afirmam que o dano à tornozeleira eletrônica contribuiu diretamente para a prisão. Outros 21% avaliam que o motivo seria perseguição política por parte do STF (Supremo Tribunal Federal) ou do ministro Alexandre de Moraes.
+ Moraes nega visita de sogro de Bolsonaro no hospital
Pesquisa mapeia o perfil de quem acredita na culpa própria e na perseguição contra Bolsonaro
O risco de fuga para o exterior foi apontado por 16% dos entrevistados, enquanto 4% atribuíram a prisão à vigília organizada pelo filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL), em frente à residência do pai.
Entre os que consideram que a prisão ocorreu devido ao dano à tornozeleira eletrônica, 44% são eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 51% se identificam como de esquerda, mas não votaram em Lula nas últimas eleições.
Já na direita, 18% são bolsonaristas e 23% não se consideram eleitores de Bolsonaro. Entre os independentes, esse percentual é de 29%.
Apenas 5% dos eleitores de esquerda acreditam que o ex-presidente é vítima de perseguição política. Entre os eleitores de direita, esse índice sobe para 41%, enquanto entre os independentes chega a 16%.
Ainda de acordo com o levantamento, a prisão de Bolsonaro por condenação na trama golpista é vista como um fator de enfraquecimento por 56% dos entrevistados. A minoria, 36%, avalia que a situação o fortalece. A pesquisa foi realizada entre 11 e 14 de dezembro de 2025 com 2.004 pessoas e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.
Flávio xinga Moraes após negativa de prisão domiciliar
O senador Flávio Bolsonaro não se manteve calado após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes… LEIA MAIS!






