
O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários de 1º e 2º turno na disputa para a Presidência da República nas eleições de 2026. Dados de uma pesquisa feita pelo instituto Quaest chegam a surpreender.
Segundo a pesquisa, Lula descolou de todos os nomes pesquisados em eventual 2º turno, inclusive do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem estava em empate técnico no limite da margem de erro na pesquisa anterior, de julho.
+ Paulo Maluf, ex-governador de São Paulo, reaparece aos 93 anos
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 e 17 de agosto. Ao todo, foram ouvidas 12.150 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Eleições 2026: Lula x Tarcísio
- Lula (PT): 35%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 17%
- Ciro Gomes (PDT): 11%
- Ronaldo Caiado (União Brasil): 6%
- Romeu Zema (Novo): 4%
- Indecisos: 6%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 21%
Na pesquisa de julho, o atual presidente empatava em eventual 2º turno com Tarcísio e superava os demais concorrentes. Ainda na mesma pesquisa, o empate ocorria com Bolsonaro, Tarcísio, Ratinho Jr., Michelle e Eduardo Leite.
+ Ex-esposa de Jair Bolsonaro é feita refém por criminosos no Rio de Janeiro
Lula rejeitado?
Ainda segundo a pesquisa, a rejeição a Lula caiu de 57% em maio para 51% em agosto. Já a de Tarcísio de Freitas subiu de 33% para 39%. Jair Bolsonaro oscilou dois pontos para cima e passou a ser o pré-candidato com maior rejeição: 57%.
A Quaest testou cenários em oito estados. Em São Paulo, onde Bolsonaro venceu em 2022, ele agora perderia para Lula em um eventual segundo turno. Já contra Tarcísio no mesmo estado, o petista aparece atrás: 35% a 52%. Existe a possibilidade de Tarcísio concorrer contra Lula, mas tudo ainda será anunciado!






