
O carnaval de 2026 terá um folião de peso: o presidente Lula. Em uma maratona de viagens durante a folia, ele visitará Rio de Janeiro, Salvador e Recife com um claro objetivo político: fortalecer alianças para as eleições estaduais do mesmo ano.
A agenda começa no Rio no dia 15, onde Lula acompanhará o desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageia ele e sua mãe, Dona Lindu, ao lado do prefeito e pré-candidato ao governo, Eduardo Paes (PSD). A intenção é selar o apoio do PSD carioca.
+ Bolsonaro rejeita ler livros na prisão e perde direito a reduzir pena
Outras paradas de Lula no Carnaval
No Recife, a parada será no camarote do prefeito João Campos (PSB), também pré-candidato ao governo de Pernambuco, durante o bloco Galo da Madrugada. A situação no estado é delicada, pois Lula busca apoiar tanto Campos quanto a governadora Raquel Lyra (PSD).
Em Salvador, o presidente deve ficar ao lado do governador petista e pré-candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues. A expectativa é que ele também seja acompanhado pelos dois pré-candidatos ao Senado pelo PT no estado: Jaques Wagner e Rui Costa.
A estratégia é usar a exposição do carnaval para demonstrar que Lula segue saudável e em vigor físico e consolidar apoios cruciais para a disputa nacional.
Isso porque o mandatário segue em vantagem nas pesquisas eleitorais, contudo, o que antes era uma margem grande do segundo colocado, atualmente, políticos da extrema direita seguem na cola.
Por essa razão, o presidente precisa se fortalecer, buscar apoio em todo o Brasil e se destacar dos outros candidatos a fim de buscar a tão sonhada reeleição.
+ Tarcísio é acusado de ser ”submisso” a Bolsonaro e governador ataca
Bolsonaro convoca Nikolas Ferreira e aliados para encontro sigiloso na Papudinha
Jair Bolsonaro solicitou ao Supremo Tribunal Federal permissão para receber visitas de aliados políticos no 19º Batalhão da PMDF, onde está… LEIA MAIS!






