Candidatura de Lula tem pedido de cassação no TSE

Candidatura de Lula tem pedido

Vinícius Carvalho
Vinícius Carvalho
Formado em Direito, minha verdadeira paixão é a escrita. Comecei muito jovem no ofício, enviando críticas e análises sobre televisão para um grande portal apenas pela paixão pelo assunto e o desejo de ser lido. Contudo, com o sucesso da minha coluna, em 2014 fui alçado a redator e, desde então, tive passagens por diversos sites em variados segmentos, de esportes e benefícios sociais a televisão, celebridades e tecnologia.
Lula (Foto: Reprodução/ Captura de tela Instagram @lulaoficial)
Lula (Foto: Reprodução/ Captura de tela Instagram @lulaoficial)

Partido Novo fez uma iniciativa judicial contra a candidatura de Lula, baseada na alegação de que programas e benefícios anunciados pelo governo durante o ano eleitoral constituiriam abuso de poder político e econômico.

- Continua após o anúncio -

O Partido Novo entrou com uma ação no TSE pedindo a cassação da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência e a inelegibilidade por oito anos da chapa formada com Geraldo Alckmin.

A acusação central é de abuso de poder político, sob a alegação de que o governo federal adotou medidas de benefício econômico em ano eleitoral com potencial impacto na disputa.

+ Rafael Greca revela em quem vai votar e surpreende: “Desgraçada sina”- Portal Área VIP

Segundo a petição, o governo teria implementado 35 medidas entre janeiro e outubro de 2026, com custo fiscal estimado em cerca de R$ 73 bilhões.

- Continua após o anúncio -

O partido destaca que 12 dessas medidas foram adotadas durante o período oficial de campanha eleitoral (de 16 de agosto a 16 de outubro).

Entre as medidas contestadas estão:

  • proibição das apostas online;
  • reajuste de 15,04% do Bolsa Família;
  • ampliação de subsídios a combustíveis;
  • programa Desenrola 3.0;
  • extinção da taxa sobre importações de baixo valor (“taxa das blusinhas”).

A ação também cita a edição de 13 créditos extraordinários em 2026, somando aproximadamente R$ 99,7 bilhões, incluindo recursos relacionados a subsídios de combustíveis.

- Continua após o anúncio -

Paralelamente, o Partido Novo informou ter acionado o TCU para analisar os impactos fiscais dessas medidas.

“O TSE precisa agir, ou a legislação é letra morta. Benefícios eleitoreiros anunciados nas vésperas do pleito, contas empurradas para o futuro e gastos sem compensação, tudo isso exige responsabilização. A máquina pública não pertence ao presidente, muito menos ao PT, e o dinheiro dos brasileiros não pode ser tratado como combustível para um projeto de poder”, disse o deputado Gilson Marques.

Dirigentes do partido defendendo que as medidas tiveram finalidade eleitoral. Reportagem do TCM não inclui manifestação de Lula, de Alckmin ou do governo sobre as acusações. O Área Vip segue aberto a manifestações.

Vinícius Carvalho
Vinícius Carvalho
Formado em Direito, minha verdadeira paixão é a escrita. Comecei muito jovem no ofício, enviando críticas e análises sobre televisão para um grande portal apenas pela paixão pelo assunto e o desejo de ser lido. Contudo, com o sucesso da minha coluna, em 2014 fui alçado a redator e, desde então, tive passagens por diversos sites em variados segmentos, de esportes e benefícios sociais a televisão, celebridades e tecnologia.
document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { const reportErrorLink = document.getElementById("reportErrorLink"); if (reportErrorLink) { reportErrorLink.addEventListener("click", function(event) { event.preventDefault(); // Impede o link padrão de ser seguido const pageTitle = document.title; const pageURL = window.location.href; const emailSubject = "❗ Aviso de Erro no Área VIP"; const emailBody = `Título: ${pageTitle}\nURL: ${pageURL}\nDescreva detalhes do Erro:`; const emailLink = `mailto:areavip@areavip.com.br?subject=${emailSubject}&body=${encodeURIComponent(emailBody)}`; window.location.href = emailLink; }); } }); <!-- Video prêmio

Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2024

-->
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025
Temos mais pra Você!
Últimas