
A situação da ex-deputada federal Carla Zambelli ganhou novos contornos e voltou a movimentar o noticiário político e internacional. Presa na Itália, a ex-parlamentar teria sido vítima de agressões dentro da unidade prisional onde está detida, segundo informações repassadas por sua defesa.
+ Bolsonaro inicia fisioterapia
Relato de agressões no cárcere
De acordo com os advogados, Zambelli enfrentou episódios de violência após mudanças frequentes de detentas na cela onde estava alojada. Segundo a defesa, as agressões teriam colocado em risco a integridade física da ex-deputada, o que motivou um pedido imediato de transferência dentro do presídio feminino de Rebibbia, em Roma.
Inicialmente, o caso veio a público durante o culto evangélico Grande Clamor pelo Brasil, quando o senador Magno Malta afirmou que Zambelli teria sido agredida ao menos três vezes entre os meses de julho e agosto. O parlamentar pediu orações e disse ter ouvido o relato diretamente da ex-deputada durante uma visita.
Defesa esclarece versões
Em manifestação posterior, a equipe jurídica ponderou que, na verdade, teriam ocorrido duas agressões. Ainda segundo os advogados, os episódios não foram formalmente registrados junto às autoridades italianas, mas resultaram na mudança de cela e também de andar dentro da penitenciária.
Transferência por segurança, conforme explicou o advogado Fábio Pagnozzi ao Metrópoles, ocorreu justamente para reduzir os riscos após o clima de instabilidade causado pela constante rotatividade de presas.
Prisão e pedido de extradição
Carla Zambelli foi presa no dia 29 de julho, após deixar o Brasil sem cumprir a pena imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Justiça italiana entendeu haver risco de fuga e determinou a detenção. Atualmente, ela é alvo de um pedido formal de extradição apresentado pelo governo brasileiro.
O caso segue em análise e continua repercutindo tanto no meio político quanto jurídico, dentro e fora do país.
+ Indulto de Natal de Lula surpreende e deixa fora nomes que a direita esperava ver beneficiados
Revelado quem deve ser o vice de Flávio Bolsonaro em 2026
A corrida eleitoral de 2026 ganhou um novo e inesperado movimento. A sinalização pública de que está disposto a integrar uma chapa com Flávio Bolsonaro, como vice, veio do… LEIA MAIS!






