Há 26 anos, Informando e Entretendo!

Carlos Bolsonaro publica foto com Caroline de Toni em meio a racha no Senado de SC

Pré-candidatura de Carlos expõe guerra interna por vagas no Senado.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Caroline de Toni e Carlos Bolsonaro (Foto: Reprodução/X)
Caroline de Toni e Carlos Bolsonaro (Foto: Reprodução/X)

Em meio a um racha que ameaça os planos do Partido Liberal para as eleições de 2026, o ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) publicou uma foto ao lado da deputada federal Caroline de Toni (PL).

- Continua após o anúncio -

A imagem, que à primeira vista parece uma simples demonstração de aliança, na verdade escancara a tensão que toma conta dos bastidores após o anúncio da pré-candidatura do filho do ex-presidente ao Senado pelo estado.

+ Bombeiros revelam a verdade sobre morte de fundador do PT em Ubatuba

Caroline de Toni exige apoio público de Jair Bolsonaro para não abandonar o PL

Santa Catarina, um dos redutos mais fiéis ao bolsonarismo nas eleições de 2022, vive um dilema. A expectativa dos partidos de direita é que as duas cadeiras do Senado sejam ocupadas por políticos do campo conservador. O problema é que o número de postulantes superou o de vagas, e o apoio do PL e do ex-presidente Jair Bolsonaro tornaram-se moedas de ouro na disputa.

Até então, a cúpula da sigla trabalhava com um acordo nos bastidores: lançar Caroline de Toni para uma das vagas e apoiar um nome do Progressistas (PP) para a segunda cadeira. A entrada de Carlos Bolsonaro, no entanto, complicou o plano original.

- Continua após o anúncio -

Nos corredores do poder, a pressão é grande. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, já entrou em campo para tentar convencer a deputada federal a abrir mão da candidatura ao Senado.

As ofertas para tirar De Toni da disputa foram generosas: uma vaga de candidata a vice-governadora na chapa de Jorginho Mello (PL) ou a promessa de torná-la líder do partido na Câmara em 2027, caso ela opte por disputar a reeleição como deputada federal.

O motivo da manobra é claro: o PL precisa ceder uma das vagas ao Senado para o senador Esperidião Amin (PP-SC), selando o acordo com o Progressistas na chapa encabeçada por Jorginho Mello.

- Continua após o anúncio -

A deputada, no entanto, não engoliu a articulação nos bastidores. Insatisfeita, De Toni já sinaliza que pode abandonar a legenda. Sua permanência no PL está condicionada a um gesto público de apoio.

A parlamentar quer manifestações claras de Jair Bolsonaro e de outras lideranças do partido garantindo, de forma inequívoca, que ela será a candidata oficial da sigla ao Senado.

Nikolas Ferreira vai acionar MP contra escola que ‘enlatou’ conservadores e críticos de Lula na Sapucaí

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta quarta-feira (18) que irá protocolar uma representação no Ministério Público do Rio de Janeiro… LEIA MAIS!

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025

Últimas