Comunismo? Lula assina lei para “nacionalizar” empresas de saúde

Lula cria nova lei que divide opiniões

Vinícius Carvalho
Vinícius Carvalho
Formado em Direito, minha verdadeira paixão é a escrita. Comecei muito jovem no ofício, enviando críticas e análises sobre televisão para um grande portal apenas pela paixão pelo assunto e o desejo de ser lido. Contudo, com o sucesso da minha coluna, em 2014 fui alçado a redator e, desde então, tive passagens por diversos sites em variados segmentos, de esportes e benefícios sociais a televisão, celebridades e tecnologia.
Lula e PT
Lula e PT. Fotos: Divulgação Agência Brasil/Montagem Área VIP

Nova lei sancionada (20/07/2026) por Lula institui a Estratégia Nacional do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) e cria a figura das empresas estratégicas de saúde (EES). Informações da Agência GOV.

- Continua após o anúncio -

Requisitos das EES:

  • Sede e fábrica no Brasil
  • Administração localizada no país
  • Pelo menos 51% do capital controlado por brasileiros
  • Atuação em pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico
  • Produção de equipamentos e insumos médico-hospitalares.

Os objetivos da estratégia são fortalecer a capacidade nacional de inovação e produção em saúde, usar o poder de compra do SUS para reduzir dependência externa, ampliar acesso da população a tecnologias estratégicas e reforçar laboratórios públicos.

Além disso, os benefícios para as EES serão preferência em compras públicas, mesmio com preços até 10% superiores aos concorrentes e regime tributário especial (duração inicial de 20 anos) para produção de insumos como EPIs, ventiladores pulmonares, camas hospitalares e monitores multiparâmetro.

O projeto foi apresentado em 2020 como resposta à escassez de equipamentos durante a pandemia de Covid-19, reforçando a ideia de que soberania também depende da capacidade de garantir saúde em crises.

- Continua após o anúncio -

Em resumo, a lei busca fortalecer a indústria nacional de saúde, garantindo maior autonomia do Brasil em medicamentos, vacinas e equipamentos, além de oferecer incentivos fiscais e preferência em compras públicas para empresas que tenham maioria acionária brasileira e produção local.

A palavra “nacionalizar” não deve ser entendida como estatização ou transferência de empresas privadas para o controle direto do governo, descartando as teorias de comunismo que surgiram. O que a nova lei faz é criar um conjunto de mecanismos para fortalecer empresas brasileiras no setor da saúde.

LULA É ATACADO POR ANIMAL DURANTE INAUGURAÇÃO DA FERROVIA TRANSNORDESTINA

O Presidente da República Federativa do Brasil, o excelentíssimo senhor Luiz Inácio Lula da Silva, do PT SP (Partido dos Trabalhadores pelo estado de São Paulo), foi duramente atacado por um animal durante a inauguração da Ferrovia Transnordestina e estado de saúde preocupa… LEIA MAIS!

Vinícius Carvalho
Vinícius Carvalho
Formado em Direito, minha verdadeira paixão é a escrita. Comecei muito jovem no ofício, enviando críticas e análises sobre televisão para um grande portal apenas pela paixão pelo assunto e o desejo de ser lido. Contudo, com o sucesso da minha coluna, em 2014 fui alçado a redator e, desde então, tive passagens por diversos sites em variados segmentos, de esportes e benefícios sociais a televisão, celebridades e tecnologia.
document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { const reportErrorLink = document.getElementById("reportErrorLink"); if (reportErrorLink) { reportErrorLink.addEventListener("click", function(event) { event.preventDefault(); // Impede o link padrão de ser seguido const pageTitle = document.title; const pageURL = window.location.href; const emailSubject = "❗ Aviso de Erro no Área VIP"; const emailBody = `Título: ${pageTitle}\nURL: ${pageURL}\nDescreva detalhes do Erro:`; const emailLink = `mailto:areavip@areavip.com.br?subject=${emailSubject}&body=${encodeURIComponent(emailBody)}`; window.location.href = emailLink; }); } }); <!-- Video prêmio

Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2024

-->
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025
Temos mais pra Você!
Últimas