Deputado Celso Russomanno apresenta projeto que pode beneficiar o filho

Tenente Celsinho: filho do repórter trocou a farda pela política

Lívia Cout
Lívia Cout
Lívia Coutinho é formada em Psicologia, mas começou sua trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Ela produz conteúdos para os nichos de política, entretenimento e celebridades. Além do Área Vip, ela também já trabalhou no Portal R7, Jetss e Paipee Brasil.
Celso Russumanno e Celsinho
Celso Russumanno e Celsinho. Foto: Divulgação/Campanha

Um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) apresentado pelo deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP) deu o que falar. Isso porque este poderia beneficiar diretamente filho, o “Tenente Celsinho Russomanno”, que deixou a carreira militar para disputar uma vaga de deputado estadual em São Paulo.

- Continua após o anúncio -

Projeto de Russomanno poderia beneficiar diretamente o próprio filho

Apresentado em outubro de 2025, o projeto buscava derrubar um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que alterava as regras para militares temporários. Pela norma, o oficial que deixasse o serviço ativo para disputar eleições poderia perder a validade da patente.

A situação atingia diretamente Celsinho, que era tenente do Exército e se licenciou em 1º de agosto de 2026 para concorrer pelo Republicanos. Aos 23 anos, ele tinha quase quatro anos de serviço militar e também atuava como assessor jurídico no Comando Militar do Sudeste, de acordo com seu perfil no “LinkedIn”.

++ Lula critica bandeiras dos EUA em atos políticos: “Vira-latas”

Entretanto, o governo mudou a regra em setembro de 2026 e retirou a exigência de prazo de validade para as cartas patentes de oficiais temporários fora do serviço ativo. Mesmo assim, Russomanno apresentou o PDL no mês seguinte para anular o decreto original.

- Continua após o anúncio -

Pai e filho juntos na eleição

O projeto, porém, não avançou na Câmara até o momento. Além disso, parte da norma que afetava diretamente Celsinho já havia sido revogada pelo governo.

++ “Comendo capim”: Janja dispara contra Bolsonaro no Nordeste

Agora, o filho de Russomanno disputa uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo com o apoio do pai, que tem longa trajetória na Câmara e um eleitorado consolidado no estado. O “Metrópoles” procurou a campanha da família Russomanno foi procurada, mas não quis comentar.

- Continua após o anúncio -
Celso Russomanno
Celso Russomanno – Foto: Record

Leia também: Cantor Luiz Carlos é morto após marcar encontro com jovem de 15 anos

Lívia Cout
Lívia Cout
Lívia Coutinho é formada em Psicologia, mas começou sua trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Ela produz conteúdos para os nichos de política, entretenimento e celebridades. Além do Área Vip, ela também já trabalhou no Portal R7, Jetss e Paipee Brasil.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025
Temos mais pra Você!
Últimas