MSN

- Publicidade -

‘É bom para você?’: Lula afirma que foi consultado por Trump sobre retirada da Lei Magnitsky

Presidente comenta decisão dos EUA

Joaquim Mamede
Joaquim Mamede
Professor, pesquisador e redator. Formado em Letras pela UFRJ, Mestre e, atualmente, doutorando em Literatura Portuguesa, uno a paixão pela escrita ao prazer da redação aqui no Área Vip. Gosto de escrever sobre Música, Artes e Cultura Pop.
Trump e Lula - Foto: Casa Branca/Planalto
Trump e Lula – Foto: Casa Branca/Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta sexta-feira (12), a retirada das sanções da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita durante o lançamento do canal SBT News, em São Paulo, evento que contou com a presença do próprio Moraes e do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

- Continua após o anúncio -

Bolsonaristas se dizem ‘usados’ por Trump

Durante o discurso, Lula classificou a decisão como uma “vitória da democracia brasileira” e citou uma conversa telefônica recente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual o tema foi tratado diretamente entre os dois chefes de Estado.

— “Ele (Trump) perguntou: “é bom para você?”. Eu falei: “não é bom para mim, é bom para o Brasil e é bom para a democracia brasileira. Aqui você não está tratando de amigo para amigo, você está tratando de nação para nação. E a Suprema Corte para nós é uma coisa muito importante”. E eu fiquei muito feliz” — afirmou o presidente.

- Continua após o anúncio -

“Presente” de aniversário e defesa do STF

Lula lembrou que Alexandre de Moraes completa aniversário neste sábado, 13 de dezembro, e brincou ao dizer que a retirada das sanções teria sido um “presente” ao ministro.

“O Trump deu de presente para ele o reconhecimento de que não era justo um presidente de um outro país punir um ministro da Suprema Corte brasileira porque estava cumprindo a Constituição brasileira” — disse Lula, reforçando que a decisão simboliza a defesa da soberania nacional.

- Continua após o anúncio -

Clima cordial com Tarcísio no evento

O evento também marcou um raro encontro público entre Lula e Tarcísio de Freitas. Apesar de serem apontados como possíveis adversários políticos em 2026, os dois mantiveram uma postura cordial, trocaram cumprimentos e conversaram rapidamente sobre os recentes apagões de energia em São Paulo.

Ao final da cerimônia, Lula afirmou que irá tratar do tema com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, buscando diálogo com a prefeitura da capital. O clima descontraído incluiu até comentários sobre a rotina de exercícios do governador.

Antes disso, Tarcísio fez um discurso breve, elogiando a criação do SBT News e defendendo o papel do jornalismo em um momento de forte polarização política, pregando convergência, diálogo e respeito às diferenças.

Fim de sanções contra Alexandre de Moraes desmoralizou Eduardo Bolsonaro, avaliam aliados 

Lula dispara em nova pesquisa para 2026 e Michelle Bolsonaro surpreende

A mais recente pesquisa Ipsos-Ipec movimentou o cenário político ao mostrar que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os quatro cenários estimulados do primeiro turno para 2026. Embora nomes ligados a Jair Bolsonaro (PL) sigam na vice-liderança quando avaliados individualmente, o destaque ficou para Michelle Bolsonaro (PL), que… LEIA MAIS!

Joaquim Mamede
Joaquim Mamede
Professor, pesquisador e redator. Formado em Letras pela UFRJ, Mestre e, atualmente, doutorando em Literatura Portuguesa, uno a paixão pela escrita ao prazer da redação aqui no Área Vip. Gosto de escrever sobre Música, Artes e Cultura Pop.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas