Esquema nos bastidores: lobista se dizia sócia de Lulinha e revelou atuação pontual do empresário

Roberta Luchsinger afirmava que Lulinha era como um "irmão"

Flavia Manta
Flavia Manta
Estudante de Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi, desde 2025. Apaixonada pelo mundo das notícias e fofocas, trazendo a comunicação como forma de redação.
Lulinha (Foto: Redes Sociais)
Lulinha (Foto: Redes Sociais)

A empresária e lobista Roberta Luchsinger alegava manter uma relação de “sociedade” com Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, primogênito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

- Continua após o anúncio -

Em diálogos apreendidos pela Polícia Federal (PF) em seu aparelho celular, revelados pela revista Veja e confirmados pela CNN, Roberta se referia a Lulinha como um “irmão”, ressaltando, contudo, que ele atuava de forma pontual para “se preservar”.

A lobista e o filho do presidente são alvos de apuração por suposto tráfico de influência e corrupção em articulações junto ao governo federal. A defesa de Lulinha nega qualquer conduta ilícita, enquanto a equipe jurídica de Roberta informou que não se posicionará por conta do sigilo do processo.

+GP da Holanda: Gabriel Bortoleto faz boa prova e cruza em 9º na sprint vencida por Russell

Em uma das conversas, Lulinha menciona que a empresária administrava suas “finanças”. Conforme a PF, Roberta demonstrava ter autorização prévia para atuar em nome do filho do presidente.

- Continua após o anúncio -

A proximidade entre as partes também apareceu em trocas de mensagens com o empresário Gustavo Gaspar, nas quais Roberta afirmava que ela, Lulinha e o empresário Fernando Bittar atuavam como um bloco único. O grupo utilizava um aplicativo de mensagens para discutir projetos de interesse econômico junto a órgãos federais.

“Fefe, Fábio e eu somos uma coisa só. Se um fala vai, todos vão. A gente é mesmo irmão. Fábio não faz nada. Ele só entra em campo quando precisa. Tem que se preservar”, declarou a lobista em janeiro de 2024.

+Em momento, Gabriela Duarte tenta conter declarações políticas de Regina Duarte: “Chega”

- Continua após o anúncio -

Para os investigadores, o material colhido na quebra de sigilo aponta Lulinha como ponto central de decisão nos projetos do grupo, figurando como beneficiário indireto de negociações conduzidas por terceiros em seu nome.

Roberta também sustentou ter relação próxima com o presidente Lula, alegando que recusou convites para assumir cargos no governo a fim de manter seus negócios privados com Lulinha e Bittar.

Os relatórios da PF foram remetidos ao Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro André Mendonça. A apuração analisa suposta interferência de Lulinha em contratos do Ministério da Saúde voltados à cannabis medicinal e em demandas de empresa de tecnologia perante a Dataprev. Um terceiro inquérito sobre favorecimento de empresas é relatado pelo ministro Flávio Dino.

Em manifestação sobre o processo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) assinalou que, até a etapa atual, não foram identificados acordos efetivamente concluídos com o governo federal.

FILHO DE GLORIA MENEZES DESABAFA APÓS MORTE

O filho da atriz Gloria Menezes desabafou sobre a morte da atriz após…LEIA MAIS!

Flavia Manta
Flavia Manta
Estudante de Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi, desde 2025. Apaixonada pelo mundo das notícias e fofocas, trazendo a comunicação como forma de redação.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025
Temos mais pra Você!
Últimas